• Alex Fraga

Dança - Prêmio Onça Pintada e Mostra do MS acontece em Setembro

No período de 5 a 8 de setembro acontece no Teatro Glauce Rocha , o Prêmio Onça Pintada 2019 e a 6ª Mostra Internacional de Dança do Mato Grosso do Sul – Mostra Infanto Juvenil. O evento é uma realização com apoio do CBDD - Conselho Brasileiro da Dança e MV Agência, coordenado pela professora Neide Garrido. O evento que acontece em três dias, terá um dia para a Gala dos Premiados. Nesses primeiros dias serão de coreografias inscritas nas seguintes modalidades: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea , Jazz, Dança Urbanas , Sapateado, Danças Populares, Danças Árabes e Estilo Livre. Ao todo participaram neste ano aproximadamente 950 artistas da dança de diversos estados e também de outros países como Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.


Neide Fátima Bittencourt dos Santos, Neide Garrido, é uma das maiores bailarinas do Mato Grosso do Sul, com mais de 35 anos de carreira é bailarina, coreógrafa e produtora cultural. Diretora, professora, coreógrafa do Grupo de Dança Ballet Isadora Duncan, assina obras que vão de espetáculos clássicos, modernos, jazz e de dança contemporânea. Atua ainda como instrutora do Método Pilates. Formada pela faculdade de Educação Física de Cruz Alta. Em 1975, fixou-se em Campo Grande/MS. Frequentou importantes escolas de ballet clássico, moderno e jazz no eixo Rio/São Paulo.


Como profissional da dança procura sempre atualizar-se por meio de aprimoramento anual na técnica de dança moderna Lester Horton, nos estúdios Alvin Ailey American Dance Center, em Nova Iorque. À frente do Ballet Isadora Duncan há 33 anos, trabalha formando bailarinos através do Método Royal Academy of Dance, de Londres, Inglaterra. A Cia. de Dança do Ballet Isadora Duncan é formada por um elenco de bailarinos profissionais, que produzem espetáculos com coreografias assinadas pelos mais expressivos coreógrafos brasileiros. Enquanto coreógrafa, Neide Garrido já assinou obras como Origens, Sala de Visitas, Caravana, Sutilezas, A Espera e Redoma, todas com estilo moderno e contemporâneo.


Através de sua Escola de Dança Isadora Duncan, realizou grandes espetáculos de obras clássicas como "O Quebra Nozes", "Dom Quixote" (com Ana Botafogo e Marcelo Misailidis), "O Lago dos Cisnes", "El Amor Brujo", "Coppélia", "Paquita" e "A Bela Adormecida". Alguns de seus trabalhos receberam apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Mato Grosso do SUl e o patrocínio da Brasil Telecom, como o espetáculo Carmen da ópera de Bizet, que fez turnê nacional pelos Estados de Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Drácula, passou por Campo Grande e em Cuiabá; e A Redoma, com coreografias de Neide Garrido e Daniela Stasi, trilha sonora de Fábio Cárdia e iluminação de Joyce Drummond, chegou ao Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá e São Paulo.


Já o espetáculo Ópera do Malandro (2003) contou com a participação especial de Carlinhos de Jesus, apresentando-se em Campo Grande/MS e Cuiabá/MT. Em 1996, Neide Garrido recebeu o título de cidadã campo-grandense. Em 98, a Medalha e Comenda do Mérito Artístico da Dança do Conselho Brasileiro da Dança órgão vinculado ao "Conseil International de La Danse" (UNESCO) e neste mesmo ano também foi escolhida como Delegada do Conselho Brasileiro da Dança representando o MS. Foi escolhida como Membro do Conselho Municipal de Cultura Campo Grande/MS, em 1999, e finalmente em 2000, comemora a criação da Associação dos Artistas Bailarinos do Ballet da Cidade de Campo Grande, abrindo assim, oficialmente, o mercado de trabalho dos bailarinos Sul-mato-grossense.



Em abril de 2005, foi indicada para o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura & Arte, pela Fundação Municipal de Cultura. Em 2007 liderou o movimento e apresentou projeto na Câmara dos Vereadores de Campo Grande para a criação da Companhia Municipal de Dança de Campo Grande, tendo sido aprovado pelo Legislativo. Neste mesmo ano dirigiu e executou o projeto Tribos – Dança e Música não Mato Grosso do Sul, participando o Grupo de Percussão Bojo Malê e Ballet Isadora Duncan. Mais informações pelo www.festivalonline.com.br. Fones: (67) 3383-3219/ (67) 98416-3219.

0 visualização

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W