• Alex Fraga

Cultura – Poesia irlandesa é destaque nesta terça na Capital

Uma opção cultural e diferenciada para que gosta de poesia. É que o incentivador de leitura e poeta, Fábio Rogério que há tempos vem divulgando o projeto “Dê um sorriso e ganhe um livro”, estará nesta terça-feira (28), no Irlandês Pub (Avenida Afonso Pena, 1650) lendo poesias irlandesas das 19h30 às 21 horas. Um trabalho interessante para que as pessoas possam conhecer a poesia de um povo com suas maravilhosas tradições.


A poesia irlandesa para quem não tem ainda conhecimento inclui em dois idiomas: irlandesa e inglês. A interação complexa entre essas duas tradições, e entre elas e outras poesias em inglês e gaélico escocês, produziu um corpo de trabalho rico em variedade e difícil de categorizar. Os primeiros poemas sobreviventes na Irlanda datam do século VI, enquanto os primeiros poemas conhecidos em inglês da Irlanda datam do século XIV. Embora sempre tenha havido alguma fertilização cruzada entre as duas tradições linguísticas, uma poesia em inglês que absorveu temas e modelos do irlandês não surgiu finalmente até o século XIX. Isso culminou no trabalho dos poetas do Irish Revival Literary no final do século XIX e início do século XX. Por volta do último quartel do século XX, a poesia irlandesa moderna tendia a uma ampla variedade de diversidade, dos poetas da escola do norte aos escritores influenciados pela tradição modernista e aqueles que enfrentavam as novas questões colocadas por uma sociedade cada vez mais urbana e cosmopolita.



Fábio Rogério também está iniciando outro projeto divulgando assim poesias em cartões-poesia, com autores locais. “É uma sequência da iniciativa "Dê um sorriso e ganhe um livro", que agora pretende atingir um maior número de pessoas, pois a logística dos cartões-poesia é simples e prática com o mesmo objetivo de incentivo a leitura. Tivemos o carrinho de feira literário, as geladeiras literárias, livros por sorrisos aos aniversariantes nós restaurantes e a Prateleira Literária no Aeroporto Internacional de Campo Grande MS. Distribuição de 1500 livros sobre hotelaria e turismo que foram entregues aos donos de hotéis participantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis ABIH/MS em reunião no Hotel Deville de Campo Grande. E a participação da população recebendo livros por sorrisos na escultura do poeta Manoel de Barros, na Av. Afonso Pena com a Rua Rui Barbosa por vários meses”, comenta.

0 visualização

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W