• Alex Fraga

Cultura – 20º Festival de Inverno de Bonito será lançado nesta terça

Nesta terça-feira (2) será lançado oficialmente em Campo Grande o 20º Festival de Inverno de Bonito, que acontece no período de 25 a 28 deste mês. O evento é organizado pela FCMS - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A cerimônia, que acontece a partir das 9h, no auditório da Governadoria, contará com a presença da diretora-presidente do órgão, Mara Caseiro, do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), além de parlamentares e representantes do município que sediará a festa.


Além da programação completa, serão anunciados os nomes dos cinco homenageados da edição deste ano, que terá a temática “Arte, Cultura e Meio Ambiente – Edição Comemorativa Revisitando”. A presidente da FCMS, Mara Caseiro disse que o festival está completando 20 anos com um simbolismo muito grande, pois Mato Grosso do Sul.“Está no mapa nacional dos eventos culturais de grande porte.Queremos fazer uma festa alegre, completa, com muita música, arte, gastronomia e cinema, ao alcance de todos”.


A programação musical é a seguinte: músicos regionais; Guilherme Rondon e Urbem, que fazem um trabalho maravilho. Guilherme Rondon apesar de ser reconhecido nacionalmente, é a primeira vez que participa do evento. Murilo Martinez, músico de Três Lagoas e a cantora Fernanda Ebling que representará a cidade de Dourados. Eles se apresentarão no palco principal, intitulado Palco das Àguas.


Os nacionais: Chrystian e Ralf, Gal Costa, Lenine e BaianaSyttem subirão também ao Palco das Águas, o principal espaço da festa; nos dias 25, 27 e 28 de julho, respectivamente. A dupla Chrystian e Ralf, levará a Bonito a turnê clássica, com os maiores hits dos 20 álbuns; 34 coletâneas e 6 DVDs da carreira. O público poderá curtir os sucessos como “Chora Peito”, “Sou eu” e “Nova York”. BaianaSystem, se apresentará no dia 26 no Palco das Águas, com canções de todos os discos, mas com maior influência de seu novo trabalho; O Futuro não Demora, que conta com a colaboração de artistas de diferentes estilos e olhares.


Aos 73 anos, Gal Costa apresentará no dia 27 o show “Pele do Futuro”, lançado no ano passado e que ela traduz como “Voltando no tempo e indo para frente”. Após cinco décadas cantando diferentes momentos pelos quais o País atravessou, desta vez o repertório ressalta a celebração; a alegria como forma de resistência. O show é um passeio pelas várias fases de sua carreira, com clássicos de Guilherme Arantes, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto, Nando Reis, Erasmo Carlos, Jorge Mautner e Djavan, mas também canta Emicida, Silva e até Marília Mendonça.


O pernambucano Lenine encerrará a programação nacional com o show “Em trânsito”, no último dia do Festival, que será no dia 28 de julho. O trabalho lançado em 2018 rendeu CD, DVD, LP; além de um documentário. Sem perder o tom político, o single “Intolerância” traduz um pouco do álbuns mais recente do músico. O Festival de Inverno de Bonito 2019 também traz ao palco do CMU (Centro de Múltiplo Uso), a cantora Karina Buhr, no dia 26, e BNegão e os Seletores de Frequência, no dia 27.


Festival de Teatro - A programação terá início no dia 20, no Distrito Águas de Miranda, com o espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da Cia Lumiato. O espetáculo será apresentado também no dia 21; no Assentamento Guaicurus e no dia 25, na Caixa Cênica, em Bonito. A Cia Lumiato ministrará Oficina de teatro de sombras nos dias 22, 23 e 24, das 18 às 22 horas.

A Cia Trucks, de São Paulo, fará o espetáculo “Expedição Pacífico”. No dia 22, a apresentação será na Vila Machado, às 18 horas; no dia 23, no Bairro Planalto e Vila América, às 18 horas; no dia 24, no Bairro Marambaia, às 18 horas e no dia 26, na Caixa Cênica, em Bonito. No dia 25, às 19 horas, acontecerá o espetáculo “Vertebral” do Grupo Ares de dança..No dia 26, no Palco da Praça, às 19 horas, com o “Espetáculo do Circo Zanni”. No dia 27, Grupo Galpão apresentará a peça “Os gigantes da montanha”; fábula escrita por Luigi Pirandello. A peça narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo