top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Crônica - Uma carta de amor e desabandono, por Tânia Souza



Terça-feira no Blog do Alex Fraga é dia de crônica com a poeta, professora e escritora de Campo Grande (MS), Tânia Souza, com Uma carta de amor e desabandono.



Querida e amada Naiane,



Enfim, te escrevo. Mando também uma carta à mamãe e a minha afilhada. Não foi falta de coragem, não. Foram as palavras chegando devagarinho, cada dia uma linha. Até que hoje, soube o que dizer. Hoje, quando comprei uma linda colcha de retalhos. Noites frescas e manhãs ensolaradas entrelaçadas em tecido e estampas. Essa colcha não é para mim, querida sobrinha. É tua.


Não peço perdão por ter me ausentado, finalmente segui o que aprendi contigo: não se pode dizer sempre não aos desejos da alma. Sua prima Nara, minha passarinha, ensaia voos por esse mundão. Mas você sabe o quanto minha alma sonhava voos.


Eu precisava da maresia. Da areia quentinha, das coisinhas miúdas que o mar devolve. Do verde fresco das plantas ao meu redor. E se meu coração ainda fica pequeno de saudade de vocês, também fica gigante quando me lembro de suas palavras: não há o que temer dos horizontes. Sua coragem me inspirou e me reencontrei.


Ao pôr-do-sol, minha bicicleta e eu descemos até a cidade, vejo as cores, os sotaques, a imensidão do mar. Não digo que tudo seja paraíso, pois o cantinho que escolhi é cercado de mato e um pouco longe, mas é tão bonito, Nai! Minhas pernas agradecem as pedaladas.


Escrevo para te dizer que estou aqui, como sempre estive, para você.


Estou aqui para você, para mamãe, para Nara e minha pequena afilhada, herdeira de nossos melhores amores. Ofereço colo, chamego e

pouso. Também lhe guardo bailes ao luar, que a sanfona chora bonita demais e sei de seu encanto pela música.


Venha dançar a vida, sobrinha amada. Para ti, haverá sempre uma rede entre as árvores para boas tardes e uma colcha de retalhos para noites acolhedoras.


Este novo ninho é também sua casa.


Com amor,


Sua tia Paula.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page