*** Por Rita de Cássia Pacheco Limberti - Semioticista e crítica de arte *** - - - -
Reverberações da FLIBonito 2023
Aves extraviadas
Não bastasse o vigor e a beleza do texto de Manoel de Barros (“Poeminha em língua de brincar”), a interpretação primorosa dos atores e a contemporaneidade da direção da talentosa Laís Doria fez do espetáculo um dos melhores momentos da FLIBonito.
Um figurino despojado e criativo emoldurava a alta expressividade dos atores, as Aves Extraviadas, que pousaram no Espaço Fala Natureza da FLIBonito.
O verso “Ele tinha no rosto um sonho de ave extraviada“ começa compondo a cena ressoando por uma das “aves” no palco e vai ecoando na voz das outras aves que, misturadas à plateia, tecem etéreo diálogo enquanto reverbera no ambiente “Ele tinha no rosto um sonho de ave extraviada“.
A dinâmica das vozes ganha movimento enquanto as aves se deslocam para o palco, uma a uma, em dissonante sincronia.
Reunidos num corixo imaginário, a algazarra das vozes desencontradas camuflam e revelam outros versos do poema, que vão sendo audíveis em fragmentos e que vão se completando, dissolvendo-se e recompondo-se em precioso jogo semântico.
A inquietude das aves as faz alçar pequeninos voos sobre a plateia, atingindo o ponto alto do espetáculo: cada ator/atriz vai encarando, individualmente, cada espectador, provocando emoção e encantamento, quer por meio de intensa expressividade interpretativa, quer pela sintaxe do poema que vai se revelando e produzindo novos sentidos.
A competente condução cenográfica de Laís Doria produz um espetáculo surpreendente, lúdico, contemporâneo, por meio de uma linguagem cênica despojada e autônoma, que permite que apresentações aconteçam nos mais diferentes espaços, para diferentes públicos, levando emoção e beleza. Isso é arte! “
*****Rita de Cássia Pacheco Limberti
Semioticista e crítica de arte
Serviço: FLIBonito - Feira Literária de Bonito 8/7/23 -sábado Espaço Fala Natureza (lounge) Apresentação: Aves extraviadas Casa de Ensaio - Campo Grande
Rita, como sempre, tem uma visão primorosa da arte e uma escrita precisa.