• Alex Fraga

Crítica – Instrumental de Murilo Martinez agrada público exigente em Bonito!

Um artista que tinha a grande responsabilidade de abrir o show de Lenine, um dos grandes músicos do Brasil, sem dúvida seria uma tarefa mais de que complicada, principalmente porque a ideia era de mostrar um trabalho instrumental e solitário. Na plateia um público exigente e considerado mais “cabeça”, estava justamente ali para ouvir o pernambucano com todos os seus ritmos fortes com mistura do rock e mangue beat. Mas, o compositor e instrumentista de Três Lagoas, Murilo Martinez subiu ao palco para mostrar porque foi escolhido para o Festival de Inverno de Bonito.


Mas foi extremamente gratificante ouvir Murilo Martinez. Sensibilidade pura e uma técnica “fingerstyle”, invejável. Nestes anos de jornalismo cultural, pude assistir vários shows instrumentais no Brasil e fora do país. Com certeza o artista três-lagoense encantou-me com toda mistura musical que envolve o trabalho regional com o country, pop, blues e o celta. O mais interessante nesse show é que o público parou para ouvir atentamente esse artista e a cada final de uma música, aplaudiam com entusiasmo.


Murilo mostrou que é um artista singular e diferenciado. Uma felicidade enorme ver esse músico mostrar um trabalho autoral. Corajoso? Absolutamente não! Foi extremante profissional e fez um show grandioso. Tocou seu trabalho “Sinfonia do Silêncio” e apresentou a todos que não conheciam o violão-arpa que inclui seu trabalho intitulado “Perto de Casa”, onde fez questão de explicar esse retorno às suas origens. Encerrou com a bela composição feita para obra do poeta Manoel de Barros, "Arranjos para Assobio". Sem dúvida deu muito gosto para os ouvidos. Verdadeira singularidade musical e a digital marcada desse artista.



Martinez com toda sua simplicidade no palco agradou a todos sim com seu instrumental, Belas canções autorais. Como Friedrich Nietzsche disse um dia e com certeza serviu neste show em Bonito: “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música”. A música dessa artista entra em nosso corpo e deixa mais suave. Que esse trabalho seja levado para outras cidades do Mato Grosso do Sul. Conhecer a obra de Murilo Martinez foi uma grande aula de conhecimento. Que venham mais apresentações desse grande artista!

153 visualizações0 comentário