top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Coxim - Semana de Arte Moderna é celebrada nesta quinta-feira

Projeto “Cem Anos de Semana de Arte Moderna em Terras Pantaneiras” - -


A aclamada Semana de Arte Moderna de 22 foi um evento que marcou época, ao apresentar a vanguarda artística de seu tempo e valorizar a identidade nacional. O evento recentemente completou 100 anos e para celebrar esse capítulo da arte brasileira, será realizado hoje o projeto “Cem Anos de Semana de Arte Moderna em Terras Pantaneiras”, a apresentação será às 20 horas no Campus da UEMS - Coxim. O Projeto, financiado pelo FIC/MS 2021 da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), propõe uma imersão no ambiente musical, plástico e literário da Semana de 22, por meio de recitais de canto e violão, com recursos audiovisuais e exposições de quadros. A Semana de Arte Moderna é um marco no cenário literário e plástico brasileiro; seus efeitos foram longevos e alcançaram artistas de diversas regiões brasileiras.

Os dois principais intérpretes do projeto são o violonista Marcelo Fernandes e a regente e soprano Ana Lúcia Gaborim. “Ambos possuem carreira artística internacional, doutorado em Artes e larga experiência em recitais de popularização da arte nacional” explica Daniel, diretor, da Escrivano Produções - que produz o evento. Marcelo Fernandes é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e defendeu seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sobre Camargo Guarnieri – um dos pilares do modernismo musical brasileiro. Para o violonista, o movimento modernista, inaugurado pela Semana de 22, abriu caminho para uma arte nacional com um toque de modernidade e a partir dessa proposta, compositores eruditos e populares criaram um enorme repertório de canções e de obras instrumentais que são mundialmente conhecidas e representam o brasil.

Segundo Ana Lúcia Gaborim, que além de regente e cantora, é professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) além de integrar o corpo docente de diversas Universidades brasileiras, participa de diversos projetos de música pelo país . “Esse projeto apresenta os grandes nomes do modernismo brasileiro e ainda inclui releituras de canções e poesias sul-mato-grossenses com um toque moderno”. Dentre os autores do projeto, destaca-se Villa-Lobos, Cesar Guerra-Peixe, Mário de Andrade, Cecília Meireles e Manoel Bandeira.

Sobre a Semana

A Semana de Arte Moderna foi celebrada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Representou uma verdadeira renovação da linguagem artística; dela participaram nomes consagrados da literatura, da música e da pintura brasileiras, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti e Agenor Fernandes Barbosa. (Ass. Imprensa)



Serviço O Projeto será exibido nesta quinta, às 20 horas, no Campus da UEMS da cidade de Coxim, Rua General Mendes de Moraes, 370 – Jardim Aeroporto. A entrada é franca.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page