Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de conto com o médico clínico geral, acupunturista e escritor, João Francisco Santos da Silva, com "Uma média de dois pastéis"
Uma média e dois pastéis
Na pastelaria.
— Quanto custa dois pastéis e uma média?
— Vinte e quatro reais.
— Puxa, tudo isso!
— Sim.
— E se for uma média e dois pastéis?
—Se for uma média e depois dois pastéis eu faço por vinte reais.
—Então vou querer uma média e dois pastéis.
— Sai aquela média. E depois, dois pastéis fritos na hora. Gritou o balconista para o rapaz que estava na cozinha da pastelaria.
Cinco minutos mais tarde.
— Aqui está a média. O pastel vem em seguida.
O cliente pôs uma colher de açúcar e mexeu o café com leite. Quando sorveu o primeiro gole para experimentar o doce, quase cuspiu fora o café.
— Que droga de café frio é esse? Ele está quase gelado e parece café da semana passada!
De forma muito tranquila e sem demonstrar qualquer contrariedade ou irritação, o balconista lhe respondeu:
— O café está a quatro graus, que é a temperatura da geladeira, onde estava guardado desde anteontem. E aqui estão os dois pastéis. Cuidado para não queimar a boca, porque eles acabaram de sair da frigideira.
— Que absurdo! Você não vai querer que eu pague por um café de péssima qualidade. Como você tem coragem de servir e me cobrar por essa porcaria?
Ainda com toda a calma, e sem alterar a voz, o balconista explicou a metodologia de trabalho na pastelaria:
— O senhor não vai pagar nada pelo café. Os 20 reais são apenas pelos pastéis. A maioria das pessoas gostam de tomar o café ao mesmo tempo que comem o pastel. Porém, quando o cliente pede primeiro a média, até chegar o pastel, ou ele já tomou todo o café ou então o café esfriou. Como eu prezo pela qualidade e a satisfação de meus clientes, convencionei em fritar o pastel ao mesmo tempo que o café é coado e o leite aquecido. Dessa forma, o pastel chega um pouquinho antes do café no balcão. É o tempo exato do cliente arrancar a pontinha da massa para sair o ar quente de dentro dele e não queimar a boca. Por esse tipo de serviço, dois pastéis e uma média, eu cobro 24 reais.
— Essa desculpa não cola. O café mesmo chegando antes que o pastel tinha que estar quente.
— Dois pasteis e uma média, ou uma média e dois pasteis, para o senhor são a mesma coisa? Perguntou o balconista em tom muito sério.
— Claro que são.
— Coisas iguais, tem preços iguais, certo? Perguntou o balconista.
— Sim.
— Então por que o senhor achou que mudando a ordem do pedido o preço seria diferente?
— Foi por brincadeira. Apenas para chorar um desconto.
— Pois eu levei a sério. E para satisfazer seu pedido servi primeiro o café. Café que iria esfriar até chegar o pastel. Então para poder lhe dar o desconto solicitado pelo
senhor, não cobrei pelo café frio. E eu concordo com o senhor que café frio é uma porcaria mesmo.
Como havia pago antecipadamente, o cliente pegou os dois pastéis, ainda esfumaçando, e saiu bufando da pastelaria.
— Ele devia se levar mais a sério. Se nem ele acredita no que fala, quem é que vai lhe dar credibilidade? Filosofou o balconista, agora com a fisionomia pensativa, com o rapaz da cozinha.
Sempre excelente!
Fabio de Souza
Campo Grande MS
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️