top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Conto - O Porco, o Peru e o Palmito, por João Francisco Santos da Silva

Atualizado: 26 de abr. de 2024



Uma terça-feira de estreia. O médico clínico geral e acupunturista Dr. João Francisco Santos da Silva (Campo Grande MS), estará publicando seus contos, principalmente infantis, no Blog do Alex Fraga uma vez (1) por mês. Ele nasceu em Curitiba (PR) e vive em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Escreve contos, crônicas e histórias infantis. Tem textos publicados em livros de antologia de contos e revistas literárias.


O Porco, o Peru e o Palmito


O Porco, o Peru e o Palmito foram convidados para um jantar muito especial.

A ceia de Natal.

— Que mundo ingrato. Somos tão jovens e cheios de vida. Não merecíamos ir para o prato. Será que temos saída? Choramingaram os três infelizes.

Depois de muito lastimar, os três começaram a pensar. E em suas cabeças surgiu um plano. Então, com pedaços de pano se disfarçaram para o engano. O Porco cobriu as costas, O Peru a testa, e o Palmito a barriga. E lá foram eles enganar a rapariga.

Agradecemos sua amabilidade, mas recusamos o convite. Não por outro compromisso. Nem se ofenda, longe disso. Mas por motivo de enfermidade.

O Porco tossiu, fingindo estar com bronquite, o Peru gemeu, lhe doía a sinusite, e o Palmito coitado, se sentindo um pouco inchado, saltou um pum avariado, devia ser gases.

— Lamento, mas o convite é irrecusável! Disse a cozinheira, mulher comilona e festeira. Nenhuma desculpa será aceita. Vocês três fazem parte da minha receita!

Porco pururuca, Peru assado com farofa e torta de Palmito.

— Uhmmm! Só de pensar fico faminto. Disse o granjeiro pançudo, que a tudo ouvia. Contudo, este ano quem diria, estou de dieta. Menos comilança e mais bicicleta. Preciso acabar com essa pança!

— E além do mais, tenho colesterol, diabete e obesidade. Com tanta fatalidade não poderei comer minha comida predileta. Agora de dieta e doente, nossa ceia de Natal será diferente. Para que eu passe pela porta, só creme de milho com ervilha torta.

— Até abriu nosso apetite! Como a senhora insiste, aceitamos seu convite. Nós adoramos comida vegetariana! Gritaram juntos, o Porco e o Peru. Que dois sacanas!

Mas cadê o Palmito?

Muito aflito e com medo, precisou sair mais cedo. Vai que a cozinheira glutona, por asneira troca a pamonha pelo Palmito? Só de pensar lhe deu treme-treme. O medroso do Palmito não queria virar creme.

Em fuga pela trilha, o Palmito não esqueceu dos amigos. Aos gritos alertou o Milho e a Ervilha para o seu triste destino. Fugiram os três cantarolando esse hino:

“Somos três amigos unidos e valentes.

Sobreviventes de uma ceia de Natal.

De agora em diante acabou o drama.

Viveremos numa reserva ambiental.

Pegando muito sol e regados com água pura.

Plantados de forma segura, e o mais bacana protegidos pelo IBAMA”.

Infelizmente, o Porco e o Peru tiveram destino diferente.

Na ceia de Natal, não por mal, mas, por falta de ingredientes, o granjeiro precisou por carne nos dentes. Vejam só o melodrama! Sem comida vegetariana, de ilustres convidados, o Porco e o Peru terminaram garfados.


239 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 10, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Que lindo conto! Parabéns Dr.

Rosa Maria Mendonça

Bauru SP

Like

Guest
Apr 09, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Nossa que maravilha de conto. Excelente!


Luciana Lourdes - São Paulo SP

Like
Guest
Apr 09, 2024
Replying to

Bonita história!Parabéns!

Like

Guest
Apr 09, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Gostei muito!

Luciano Borges

Cuiabá MT

Like

Guest
Apr 09, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Que maravilha de texto. Muito bom saber da sensibilidade desse médico. Parabéns!


Sandra Nogueira - Porto Seguro BA

Like
bottom of page