As apresentações poderão ser assistidas a partir das 9h30 pelo link disponibilizado da Expo TV - https//www.expo2020dubai.com/en/news/expo-tv
Músicos do Mato Grosso do Sul estão entre os integrantes do Programa Vale Música que representarão a música brasileira em dois concertos no Dubai Millennium Amphitheatre. Os participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (Corumbá-MS), juntamente com outros integrantes do Programa Vale Música, levarão os visitantes da Expo Dubai para um passeio musical pelas paisagens e cultura regional brasileiras.
O maestro sul-mato-grossense Eduardo Martinelli, que faz parte da comitiva, afirmou ao Blog do Alex Fraga que está extremamente feliz com a oportunidade. ""Tenho o privilégio de ser um dos diretores musicais responsáveis por montar esse concerto de música brasileira que acontecerá neste dia 19 e 20 na Expo Dubai, no Pavilhão Brasil, que é considerado um dos maiores eventos do mundo. A orquestra foi montada com músicos de vários estados do Brasil, com aproximadamente 45 componentes e dentro os quais 15 são do Mato Grosso do Sul. Essa orquestra nacional foi elaborada um repertório único em conjunto para participar desse evento magnífico para gente, pelo reconhecimento de nosso trabalho em estar com outros estados que têm tanto mais tradição nessa área de concerto, como Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro entre outros"
Os jovens se apresentarão , no Dubai Millennium Amphitheatre. Levado pela música, o Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos, um dos compositores sul-americanos mais conhecidos de todos os tempos, conduzirá o público em uma viagem encantada pela riqueza natural brasileira, através dos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica, chegando, em um doce balanço, ao Rio de Janeiro. As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. Os concertos serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai, às 17h no horário dos Emirados Árabes, ou às 10h no horário de Brasília e 9h de Mato Grosso do Sul.
Os biomas também simbolizam os estados de origem dos participantes – Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. A orquestra, composta por 45 jovens músicos, será regida pelos maestros Eduardo Martinelli (MS), Renan Cardoso (PA) e Eduardo Lucas da Silva (ES), e terá como spallas Caio Fortunato, Igor Amaro e Lucas Anízio, respectivamente. Os 15 músicos de Mato Grosso do Sul, que integram a Orquestra de Câmara do Pantanal e se apresentarão no Dubai Millennium Amphitheatre, são: Eduardo Martinelli (maestro), Caio Fortunato de Haro (violino), Gleison da Silva Ferreira (violino), Jorge Priésley da Cunha (violão), Philip Maurício Andara (flauta), Rafael Henrique Morais (violoncelo), Camila Gabriela Caceres (viola), Henrique Lourenço de Carvalho (contrabaixo), José Maikson Alves (violoncelo), Diego Alberto Anez (viola), Felipe Gonçalves Arruda (clarinete), Roque Junior Rosa (violino), Emanuel Teixeira e Silva (violino), Maria Eduarda de Oliveira (violino) e Melissa Wiletty Lazo (violino).
O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil. O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo envolvendo mais de 1000 alunos e 250 profissionais.
As apresentações também poderão ser acompanhadas pelo Instragram http://instagram.com.br/eduardo.martinelli.danzi ou https://www.expo2020dubai.com/en/news/expo-tv
Comments