top of page

Cinema - Rota Cine MS aprofunda na formação audiovisual

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

*** Rodrigo Teixeira*** - - - -


Segunda etapa do eixo-formação acontece de 13 a 17 de abril e foca na produção e na pós-produção, área estratégica em um setor que cresceu no Brasil em 2025

 

Em um cenário de expansão do audiovisual brasileiro, o projeto Rota Cine MS dá sequência à qualificação profissional em Mato Grosso do Sul com a realização da oficina “Produção e Finalização”, entre os dias 13 e 17 de abril, no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS). As inscrições seguem abertas até 6 de abril ou até o preenchimento das vagas, pelo link: https://www.institutocurumins.com.br/projetos/rotacinemsinscricao

 

A atividade é gratuita, marca o segundo ciclo formativo do projeto e aprofunda conhecimentos em uma das etapas mais sensíveis da cadeia audiovisual. Com 20 horas de carga horária, distribuídas ao longo de cinco dias, das 18h às 22h, a oficina oferece 25 vagas e é voltada a produtores, estudantes, iniciantes e profissionais interessados em compreender e aplicar processos de produção e pós-produção.

 

Ministrada por Tania Sozza e Fábio Flecha, que somam mais de 20 anos de atuação no mercado audiovisual e são fundadores da Render Brasil Produções — responsável por 17 filmes premiados —, a formação aborda estratégias para produções de baixo orçamento com qualidade técnica, integrando planejamento, execução e finalização.

 

A proposta responde a um dos principais gargalos do setor: a falta de domínio sobre os fluxos de pós-produção, que pode comprometer cronogramas e elevar custos. “Nesta oficina vamos apresentar metodologias práticas para organização de equipes, comunicação entre departamentos e articulação com fornecedores de imagem, som e trilha sonora, além de orientar os participantes sobre padrões técnicos exigidos pelo mercado”, afirma Fábio Flecha. 

 

O conteúdo programático da oficina irá percorrer todas as etapas do processo audiovisual: da decupagem de roteiro, formação de equipe, escolha de locações e elaboração de orçamento; passando por som direto, trilha sonora, licenciamento de música e design de som; testes de câmera, fluxo de trabalho e color grade; até conceitos de pós-produção, efeitos práticos e digitais, uso de inteligência artificial e formatos de entrega para cinema, televisão e streaming, incluindo DCP e recursos de acessibilidade.

 

O Rota Cine MS é uma iniciativa estratégica da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em cooperação com o Instituto Curumins, voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual no Estado, com foco na formação técnica, na qualificação profissional e no estímulo à economia criativa regional.

 

A execução do projeto é celebrado entre o Governo do Estado, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o Instituto Curumins, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.

 

BOX | Serviço

 

Oficina: Produção e Finalização

Projeto: Rota Cine MS

Data: 13 a 17 de abril de 2026

Horário: 18h às 22h

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-MS)

Carga horária: 20 horas

Vagas: 25

Inscrições até: 6 de abril ou até preenchimento das vagas

Público-alvo: Produtores, estudantes, iniciantes e profissionais do audiovisual

Oficineiros: Fábio Flecha e Tania Sozza (Render Brasil Produções)

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page