• Alex Fraga

Cinema - Praça do José Abrão terá exibição de filmes pelo Transcine

Este é o segundo final de semana do projeto que circula nos parques de Campo Grande

*** Lucas Arruda


Neste fim de semana acontece a segunda exibição de filmes pelo projeto Parques da Cidade, do cineclube Transcine – Cinema em Trânsito. Nesta sexta-feira (15), às 18 horas, é a vez da praça do José Abrão receber a sessão de cinema. A programação é gratuita e o público ainda ganha pipoca. Na terça-feira (19) e quarta-feira (20), a Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira terá oficina de vídeo gratuita para os alunos interessados.

Serão exibidos filmes do início do cinema, produções do fim do século 19 e início do século 20: documentários dos irmãos Lumiére; Viagem à Lua, de George Méliés; O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés; O Grande Roubo do Trem, de Edwin Porter; As Consequências do Feminino, de Alice Guy; O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein; e Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.


“Escolhemos filmes do início da história do cinema para mostrar como eram feitas essas produções, mesmo com as dificuldades e falta de recursos era possível fazer. E cinema é a arte da visão, estes filmes nos ajudam na percepção do espaço como imagem, dando suporte nas produções artísticas e direcionando sobre a importância do que filmar e o porquê filmar”, explica a produtora audiovisual Mariana Sena, uma das idealizadoras do projeto. A edição Parques da Cidade ainda percorrerá bairros da Capital. No dia 29 de outubro o Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na aldeia urbana Marçal de Souza, situada no bairro Tiradentes, vai sediar a sessão de cinema.


*** É jornalista