top of page

Bazar - Casa Amarela inaugura Bazar de Natal nesta quarta-feira

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • há 9 horas
  • 4 min de leitura
ree

*** Aline Lira e Lucas Arruda*** - - - -


A Casa Amarela – Ateliê do Museu de Arte Urbana (MuAU) – abre nesta quarta-feira (19) o Bazar de Natal, espaço criado para fomentar a economia criativa e aproximar o público dos artistas sul-mato-grossenses. A entrada é gratuita. O bazar funcionará de quarta a sábado, das 14h às 21h, até o dia 21 de dezembro (domingo), reunindo 21 expositores: Anelise Godoy, Maria Karaguatá, Feitiço do Mato, Touché – Fábio Castro,  Andreia Arce, Jhon Gomes Terena, Guido Drummond, Elpídio Freitas, Fabio Quill, Adriana Teixeira, Patricia Helney, Alexandra Camillo, Atelie Ramona Rodrigues, Angela Silva, Tatiana De Conto, Itamar Malta, Luciene Batista Terena, Joelson Pereira-Japa, Poke Peti, Sonia Possi, Brinquedos Pé de Serra, Gleicielly Nonato Guató, Incensos Criando Magias e Sara Welter.


O Bazar de Natal integra a programação especial de fim de ano da Casa Amarela, que teve início no dia 9 de novembro (domingo) com o encontro “Café com a Vizinhança: Histórias do Tombamento – uma criação coletiva”. Até 21 de dezembro, o espaço cultural oferecerá oficinas, contações de histórias, rodas de conversa e ações dedicadas ao convívio, à memória e às celebrações natalinas.


Para dar uma dimensão da diversidade de produtos disponíveis ao público, o Bazar de Natal da Casa Amarela oferece uma vasta gama de itens. Será possível encontrar brinquedos ecológicos, artesanato regional e indígena, e livros de autores indígenas e regionais. Além disso, os visitantes poderão adquirir telas, esculturas, mosaicos, aquarelas e cerâmica utilitária e artística. A lista se completa com incenso artesanal, acessórios e roupas para pets, produtos naturais para o cuidado e higiene pessoal, e roupa infantil, garantindo opções de presentes e lembranças que valorizam a produção de Mato Grosso do Sul.


Economia Criativa e Artistas Locais - Idealizador do MuAU e gestor da Casa Amarela ao lado de Tatiana De Conto, o artista Guido Drummond destaca o papel do bazar na circulação de arte e na valorização da produção local. “O Bazar de Natal é uma oportunidade de fortalecer a economia criativa, dar visibilidade aos artistas daqui e estreitar os laços entre o público e a Casa Amarela. Neste fim de ano, queremos que as pessoas ocupem novamente esse trecho da ferrovia com afeto, arte e encontro. É uma celebração do que somos enquanto comunidade e território”, afirma.


Além dos produtos, o evento proporciona um ambiente de confraternização com o Bar do Artista, espaço que oferta sabores caseiros e da fronteira como a saltenha da Tereza e a sopa paraguaia da Sol, além de doces e bebidas. Entre as expositoras do Bazar de Natal está Sandra Tonini, que levará seus hidrolatos e tinturas produzidos de forma artesanal em seu sítio. Ela conta que sua trajetória une saúde, natureza e experimentação.

ree

“Eu vou comercializar hidrolatos e tinturas. O hidrolato é feito pela destilação de ervas medicinais e aromáticas — o mesmo processo usado para extrair óleos essenciais. Ele é o vapor que carrega a molécula do óleo essencial e, por ser hidrossolúvel, é absorvido com facilidade pela pele e pode até ser ingerido, desde que a erva seja segura para consumo. O hidrolato de manjericão, por exemplo, pode ser usado até na cozinha”, explica.


Sandra também celebra a oportunidade criada pela Casa Amarela. “É muito significativo ter esse espaço. A Tatiana e o Guido têm um olhar sensível e profundo para a cultura daqui, para nossas histórias e para a diversidade criativa do Mato Grosso do Sul. Esse bazar nos permite mostrar nosso trabalho, alcançar as pessoas da cidade e valorizar o que é produzido aqui. É uma iniciativa corajosa e necessária”.


Com entrada gratuita, a Casa Amarela está com uma agenda especial de fim de ano que inclui:

• Bazar de Natal – quarta a sábado, das 14h às 21h (19/11 a 21/12)

• Espaço Café – sabores regionais e cerveja artesanal, de quarta a sábado

• Oficina Arteterapêutica de Natal – quintas, das 18h às 20h

• Sábados de Contos de Natal – das 18h às 20h

• Histórias da Galeria do Trecho – 5 de dezembro

• Roda de conversa “Lídia Baís – uma mulher à frente de seu tempo” – 12 de dezembro


O Bazar de Natal conta com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do MinC - Ministério da Cultura e Governo Federal, via edital da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac), da Prefeitura de Campo Grande. 


Casa Amarela - Localizada na esquina da Rua dos Ferroviários com a Avenida Mato Grosso, a histórica casa de madeira da antiga NOB foi transformada por Guido Drummond e Tatiana De Conto em um centro de cultura e memória ferroviária. O espaço reúne o Ateliê do Museu de Arte Urbana (MuAU), oficinas, rodas de conversa, exposições, café, ações afetivas e imersivas que conectam arte, cidade e comunidade. Informações pelo Instagram ( @casa.amarela.muau).



Serviço – Bazar de Natal da Casa Amarela

Local: Casa Amarela – Rua dos Ferroviários, 118, centro de Campo Grande

Período: De 19 de novembro a 21 de dezembro

Horário: Quarta a sábado, das 14h às 21h

Ingresso: Entrada gratuita


*** São jornalistas

 
 
 

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
há 8 horas
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Lindo. Sensacional.

Douglas Alves

Porto Murtinho MS

Curtir
bottom of page