• Alex Fraga

Artista – Talento nato no samba do MS: Muvuca Cavaco

Tire o seu sorriso do caminho/Que eu quero passar com a minha dor/Hoje pra você eu sou espinho/Espinho não machuca flor/Eu só errei quando juntei minh´alma à sua/O sol não pode viver perto lua. Essa estrofe da música do grande Nelson Cavaquinho, sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude e na maturidade optou pelo violão, é pura

sensibilidade e que somente grandes músicos que têm ou tiveram oportunidade sabem transmitir ao tocar “Cavaquinho”.


E essa sensibilidade que em época de internet é que podemos descobrir grandes artistas que postam em vídeos seus trabalhos. Nessas pesquisas que o Blog do Alex Fraga faz normalmente, um músico cavaquinista chamou muito a atenção: Muvuca Cavaco. Isso sim, um rapaz novo com um talento promissor. Nos vídeos, acompanhamento solo de canções de Arlindo Cruz, Thiaguinho, Ferrugem e até mesmo lembrando um som do ukelele ( nome que os havaianos deram ao instrumento que foi popularizado com esse nome mundialmente). O mais interessante que ele não toca por tocar. Existe estudo, interesse. Não é como no meio do samba as pessoas dizem “barriga de cobra” (que aliás tem muito em Campo Grande).


É gratificante descobrir novos músicos como Muvuca Cavaco tocar um instrumento tão único e brasileiro. EM Campo Grande especificamente há grandes cavaquinistas e que sem dúvida, alguns são verdadeiros mestres, como Bibi Carvalho, Bethynho Show e o grande e um dos professores dos professores: Luiz Café. Há outros excelentes e mais novos que se destacam, no caso de Dieguinho, Gerson Espinosa e Rafael Benedito. O bom nisso tudo é que essa safra de instrumentista no samba é muito boa, Outros que tocam devem sim repensar e estudar as técnicas desse fantástico instrumento como o próprio Muvuca Cavaco o faz. Para seguir o artista em sua rede social: Instagran: @muvucca – Facebook: Muvuca Cavaco e Youtube: Muvuca do Cavaco.

311 visualizações

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W