top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Viva os Santos Reis!, por P. Osmar Resende




Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com agora pároco da Paróquia Nossa Senhora de Salete, em Primavera do Leste (MT), P. Osmar Resende, com Viva os Santos Reis!.


VIVA OS SANTOS REIS!

Osmar Resende SDB


Isaías já antevia os santos reis prestando sua homenagem ao Senhor, com seus dromedários, vindos de uma terra distante (cf Is 60,1-6).

Eis, então, que surge Jesus, que depois de sua ressurreição será reconhecido como Rei e Senhor.

Hoje celebramos a Epifania, ou seja, a manifestação de Jesus, o Filho de Deus ao mundo.

Jesus não veio como um ser extraterrestre, mas se encarnou, tornando-se um de nós, igual em tudo, menos no pecado.

O Evangelho de Mateus, provocando um midraxe, relata a visita dos chamados “reis magos” ao menino Jesus, coincidindo com o texto de Isaías citado acima.

O Cristianismo é uma religião histórica. Existem lendas, mitos, que se relacionam com fatos históricos. Com relação a Jesus, temos que distinguir, em termo de estudos, o Cristo histórico e o Cristo da fé, fundamentado na ressurreição de Jesus.

O fato é que, uma vez que admitimos a ressurreição do Senhor Jesus, se abrem as cortinas da fé.

Jesus, para nós cristãos, é a essência da vida, nosso guia, nosso mestre, salvador. É ele que dá sentido à nossa vida, nossa existência.

Como diz São Paulo, “se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé” (1 Cor 15,17).

Voltemos aos “reis magos”. A tradição, inclusive, nos revela seus nomes: Gaspar, Belquior e Baltasar. Eles oferecem ao Menino Jesus ouro incenso e mirra.

O ouro, ao longo da história, representa o reconhecimento da realeza de Jesus, o Cristo, como Senhor e Juiz da História.

O incenso representa o reconhecimento da divindade de Jesus, em nossa profissão de fé, em nosso credo professado em nossas celebrações dominicais.

E a mirra pelo fato de ser uma substância amarga, simboliza o sofrimento de Jesus, seu sacrifício na cruz.

Esta data para mim é muito significativa, pois nesse dia é que fiz meus “votos perpétuos” como salesiano em Campo Grande, no ano de 1976.

E no dia mesmo tradicional da Festa dos Santos Reis, 6 de janeiro, a minha ordenação presbiteral, em Mineiros, Goiás, em 1979.

Assim sendo, agradeço a Deus esse sublime dom e peço a Ele que me dê coragem, força, persistência em minha vida missionária, iniciando, agora uma nova missão em Primavera do Leste MT, como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Salete.

80 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jan 07
Rated 5 out of 5 stars.

Dedicação à causa de Cristo numa data tão especial. Gratidão!

Like

Guest
Jan 07
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente explicação sobre os Reis Magos,Jesus,o significado de cada presente,

Like
bottom of page