O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado: "Transfiguração".
TRANSFIGURAÇÃO
Osmar Resende
Uma das mais belas passagens da Bíblia é a Transfiguração de Jesus. Interessante que no dia 6 de agosto, celebramos todos os anos a Festa da Transfiguração. E em muitos lugares se celebra a Festa do Senhor Bom Jesus, como em Cuiabá e em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Em General Carneiro, no Mato Grosso, também se celebra a festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, padroeiro da cidade.
Os Evangelhos nos apresentam essa teofania, ou seja, a manifestação de Deus, na pessoa de Jesus, no alto da montanha. A tradição nos diz que foi no Monte Tabor. De repente Jesus se transforma, se transfigura, tornando seu rosto resplandecente e suas vestes luminosas, alvas como a neve.
Diante deste espetáculo Pedro exclama: “Como é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, outra para Moisés, outra para Elias”. Aí no Monte Tabor construíram uma linda Basílica. E ao lado, três tendas, para lembrar este evento magnífico.
Tive a felicidade de presidir a missa aí, juntamente com uns trinta salesianos da Itália, que faziam um Curso de Formação Permanente em Roma, em 1996.
Sempre que celebramos a transfiguração do Senhor, lembramos também que esta foi uma amostra daquilo que seria a Ressurreição de Jesus.
Lembra-nos também que nós devemos lutar pela nossa transfiguração, pela nossa transformação espiritual, que vai permitir, favorecer nossa iluminação, para que sejamos pessoas iluminadas...
Mas para tanto precisamos estar atentos à voz de Deus que nos diz em nosso coração: “ouvi a voz do Senhor”. E o que Ele nos diz? “Levantai-vos e não tenhais medo”. O medo nos afugenta, nos reprime, nos deprime.
Essa transfiguração exige de nós que nos libertemos dos sentimentos de ódio, de rancor, de vingança, de mágoa, de ressentimento, de tristeza. Exige de nós uma transformação radical, transformando nosso “coração de pedra” num “coração de carne”.
E, para concluir, apresento a Oração de São Francisco, que é justamente um pedido de transfiguração, de transformação nossa e de nosso irmão:
“Ó Mestre, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio que eu leve o amor.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união...
Onde houver desespero que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz...”
Sim, Senhor, que possamos ser pessoas iluminadas, transfiguradas.
Comments