Artigo - Templos vivos de Deus, por P. Osmar Resende
- Alex Fraga

- há 5 horas
- 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), P. Osmar Resende, sdb, com "Templos vivos de Deus"
TEMPLOS VIVOS DE DEUS
Osmar Resende sdb
Celebramos a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. É a catedral de Roma, do Papa que é, em primeiro lugar, bispo de Roma. O nome vem de antiga família romana Laterani que era proprietária do lugar.
Após o período de perseguição dos cristãos em Roma (do século I ao IV), o imperador Constantino, induzido por sua mãe, Santa Helena, construiu a grande basílica que passou a chamar-se Basílica de São João do Latrão. Por isso celebramos a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. Normalmente celebramos em dia de semana. Este ano coincidiu com o domingo.
O Papa Leão XIV tomou posse aí na Basílica Lateranense no início de seu pontificado.
O Profeta Ezequiel (Ez 47,1-12) apresenta o templo como fonte de água viva, que vai beneficiando peixes, plantas por onde passa. Símbolo do coração de Cristo que jorra sangue e água, sinal de nossa salvação.
São Paulo escrevendo aos coríntios (1Cor 3,9-17) compara o templo ao corpo místico de Cristo, cujo alicerce é o próprio Cristo.
Se de um lado devemos cuidar do templo, de suas paredes, de sua construção, devemos também cuidar da Igreja, Povo de Deus, cuja cabeça é Cristo.
Os quatro evangelistas falam da indignação de Jesus Cristo com relação ao templo, uma vez que fizeram dele um mercado de bois, pombas e ovelhas de que se aproveitavam os cambistas que trocavam as moedas pagãs pela moeda oficial do templo. Segundo João (Jo 2,13-22) Jesus expulsou os vendilhões do tempo e dizendo para não transformar o templo num “covil de ladrões”. Oseias diz que Deus quer amor e não sacrifício.
Os judeus pedem um sinal que demonstre sua autoridade para agir dessa forma. Jesus fala simbolicamente de sua ressurreição: “Destruam este templo e em três dias o levantarei”, referindo-se a seu corpo, morto e ressuscitado.
Dessa forma somos convidados a reverenciar os templos materiais e mais ainda os templos espirituais, as pessoas, que formam a Igreja, Povo de Deus.





Comentários