top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - São Pedro e São Pedro, por P. Osmar Resende


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende sdb, da paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR), com São Pedro e São Paulo.


SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Celebramos neste domingo a Festa de São Pedro e São Paulo. Antigamente no Brasil celebrávamos no dia 29 de junho, pois era dia santo e feriado. Depois foi excluído o feriado e a Igreja no Brasil, através da CNBB, transferiu para o domingo seguinte.

Dois gigantes da Igreja, do Cristianismo. São Pedro, aquele pescador da Galileia, que deixou tudo para seguir a Jesus. Ficou impressionado com a personalidade, o jeito de Jesus. Era um homem enérgico, sempre se destacava pela sua liderança. Mas, como todos nós, tinha os seus medos. Tanto que na hora “H”, no processo de condenação e crucifixão de Jesus ele foge.

Por outro lado, sempre que Jesus questiona alguma coisa, é o primeiro a responder. Perguntado três vezes se poderia contar com ele, como amigo. E responde afirmativamente. Então Jesus lhe confia o cuidado do rebanho, das ovelhas. Após a ressurreição de Jesus, suas aparições, ele cria coragem, passa a anunciar o Evangelho, a boa notícia da salvação, o projeto de felicidade, do Reino de Deus. Vai para Roma e aí, segundo a tradição, é crucificado de cabeça para baixo no ano 67 da era cristã e sepultado na cripta da Basílica de São Pedro em Roma,.

Assim Pedro é a rocha, onde se edifica a Igreja de Cristo.

Paulo por sua vez, como nós sabemos, era perseguidor dos cristãos. Era um daqueles que apedrejaram o diácono Estêvão, que foi martirizado no alvorecer do Cristianismo. Mas quando Jesus surge, aparece em sua vida, muda radicalmente. De perseguidor passa a ser um ativo propagador de Jesus Ressuscitado, do Divino Mestre e Senhor.

Paulo escreveu 14 cartas que constam da Bíblia. Os Atos dos Apóstolos narram suas viagens, suas peripécias, ao longo de sua vida apostólica.

Paulo, após várias viagens, propagando o Evangelho, formando comunidades cristãs, vai para Roma, onde acaba sendo martirizado como Pedro, no ano 64.

Celebramos neste dia os dois grandes santos da Igreja Católica. Celebramos também o Dia do Papa. Os católicos mantêm a tradição da sucessão apostólica. A Igreja é santa e pecadora, porque nós somos santos e pecadores. Mas apesar de tudo, mantemos até hoje esta tradição. Conforme o pregador e conferencista Felipe de Aquino já tivemos 33 anti-papas. Já tivemos e temos várias crises ao longo da história. Mas até agora superamos todas e esperamos que até o fim dos tempos a promessa de Cristo se concretize.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page