top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - São Pedro e São Paulo, por P. Osmar Resende



Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de texto poético com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete, (Primavera do Leste MT), com o P. Osmar Resende, sdb, com "São Pedro e São Paulo".


SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Osmar Resende sdb


A Igreja Católica celebra a Festa de São Pedro e São Paulo. Dois grandes apóstolos, que ajudaram a expansão do Cristianismo.

O Evangelho de Mateus (Mt 16,13-19) nos diz que em Cesareia de Filipe Jesus perguntou aos seus discípulos sobre o que o pessoal estava dizendo a respeito dele. Uns diziam que Ele era João Batista, outros diziam que era Elias, outros, ainda, que era Jeremias, ou algum dos profetas que teria ressuscitado.

Diante destas respostas Jesus pergunta diretamente a eles: “E vocês, que dizem que eu sou?”

Pedro toma logo a iniciativa e responde: “Tu és o Cristo, Filho do Deus Vivo”.

Jesus, por sua vez afirma: “Feliz és tu, Simão, porque acreditou”. E acrescenta: “Tu és Pedro (Cefas = pedra) e sobre esta pedra edificarei a minha igreja... te darei as chaves do Reino dos Céus”.

Por isso a Igreja Católica acredita que com este gesto Jesus nomeia Pedro como o chefe da Igreja nascente e a partir daí vem a sucessão apostólica.

Pedro enfrenta perseguições, prisões, tortura, e a própria morte em Roma.

Paulo por sua vez, enquanto Saulo, persegue os cristãos, seguindo sua própria consciência. Mas depois que Cristo surge em sua vida, muda radicalmente seu modo de viver, passando de perseguidor a um ardoroso apóstolo, pregador incansável, testemunha fiei do Cristo Ressuscitado. Enfrenta mil e uma dificuldades: viagens, naufrágios, prisões, torturas, por causa de Cristo, de seu Evangelho.

Paulo passa a ser testemunha viva do Senhor Ressuscitado. Com a mesma paixão com que perseguia os cristãos, agora passa a pregar e testemunhar sua fé, sua amizade com o Senhor Jesus.

Como Pedro e Paulo, somos convidados a fazer nossa profissão de fé na pessoa de Jesus, que veio a este mundo para fazer o bem, testemunhar a misericórdia de Deus para com a humanidade e para com cada pessoa em particular.

Acreditar em Jesus Cristo implica em aderir à sua pessoa, seus ideais, seus sonhos. Acreditar em Cristo nos leva a viver de acordo com o Evangelho, as bem aventuranças evangélicas: o desapego dos bens, a mansidão, a prática da justiça, da bondade, da misericórdia; a pureza de coração.

Acreditar em Jesus Cristo de verdade leva-nos a comprometermo-nos com Ele, com a sua missão profética, pastoral...

Como Pedro e Paulo somos levados a assumir nossa fé no dia a dia, nas mais diferentes realidades, enfrentando os desafios da vida, fazendo o discernimento, buscndo realizar a vontade de Deus neste mundo.

62 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page