• Alex Fraga

Artigo - São Pedro e São Paulo, por P. Osmar Resende

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) intitulado: São Pedro e São Paulo.


SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Osmar Resende SDB

Celebramos neste domingo a festa de São Pedro e São Paulo. Antigamente celebrávamos no dia 29, como em muitos países ainda hoje. Era feriado nacional. Com o cancelamento oficial do feriado, passamos a celebrar no domingo seguinte.

Jesus em Cesareia de Felipe pergunta aos apóstolos o que o pessoal pensa dele. Pedro logo diz: “Tu és o Messias, filho de Deus vivo”. Jesus diante da liderança expressiva de Pedro confia a ele a herança da Igreja nascente. E ele assume a liderança da igreja peregrina que vai para Roma e aí alicerça as bases da Igreja Católica. Pedro pescador, traidor em alguns momentos, assume a missão de anunciar o Evangelho, o Cristo Ressuscitado. E por causa disto morre mártir em Roma. E, através da sucessão apostólica, até os dias de hoje acreditamos que o Papa é o legítimo sucessor de Pedro no governo da Igreja.

O professor Felipe de Aquino, um dos apresentadores da Canção Nova, afirmou certa vez que já tivemos 33 anti-papas. Mas graças ao Espírito Santo a Igreja vem superando todas as crises ao longo da história.

Paulo de perseguidor dos cristãos, do grupo dos fariseus, a partir do momento em que Cristo irrompeu em sua vida, muda radicalmente e passa a ser um ardoroso apóstolo.

Os Atos dos Apóstolos bem como as cartas de Paulo atestam a importância vital para a Igreja, para o Cristianismo. Por três vezes temos a narração resumida de suas lutas, de suas peripécias, no exercício de sua missão apostólica, enfrentando os maiores desafios, tudo pelo Reino de Deus, pela fidelidade, pelo amor a Cristo.

Era um homem apaixonado pela causa do Evangelho e dava seu testemunho magnífico, empolgante, sedutor.

Paulo, também, finda seus dias em Roma e aí permanece como a segunda coluna da Igreja.

Pedro e Paulo são um exemplo vivo para nós da fé em Jesus Cristo, que se manifesta em suas vidas extraordinárias, em seu testemunho humano, cristão, apostólico.

49 visualizações0 comentário