top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Relativismo X Fanatismo, por P. Osmar Resende


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete, de Primavera do Leste (MT), P. Osmar Resende, com "Relativismo X Fanatismo"


RELATIVISMO X FANATISMO

Osmar Resende


O Evangelista Marcos (Mc 9,38-48) nos relata que certa vez um homem, fora do grupo dos discípulos, estava a fazer milagres, curando doentes. João, um dos apóstolos, diz a Jesus que proibiram o tal homem de fazer tais curas.

Jesus simplesmente diz: “Não proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim... Quem não é contra nós é a nosso favor.”

Lá no Antigo Testamento no Livro dos Números (Nm 11,25-29) Eldad e Medad se põem a profetizar fora do acampamento de Moisés, fora da Tenda. Um jovem corre a denunciar a Moisés e sugerir que mande os dois calarem. Qual foi a reação de Moisés? “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta”.

O que é um profeta? É aquele que fala em nome de Deus. Que se sente inspirado por Deus e anuncia o Reino de Deus.

Deus é Pai de todos, de toda a humanidade. A religião, ou, melhor, as religiões bem orientadas, ajudam as pessoas a se relacionarem com Deus e com os demais seres humanos.

O Papa Francisco, a exemplo dos últimos papas, em suas viagens pelo mundo, como peregrino da paz, da felicidade, da salvação, nos dá exemplo desse espírito ecumênico, dessa tolerância religiosa, de diálogo, de busca de ação comum em benefício da humanidade e concretamente de grupos minoritários vítimas da guerra, das intempéries, da pobreza, da miséria, das mais variadas formas de exploração.

Neste sentido devemos estar atentos para não cairmos no relativismo nem no fanatismo ideológico, religioso.

Devemos, sim, ter nossas convicções religiosas, mas, ao mesmo tempo, devemos estar abertos às pessoas e instituições que buscam o bem da humanidade, de uma forma ou de outra.

Para concluir, o apóstolo Tiago (Tg 5,1-6), com sua verve profética denuncia as injustiças, nos alertando para a transitoriedade desta vida, para a partilha solidária, uma vez que os bens deste mundo são perecíveis, transitórios.

4 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page