top of page

Artigo - Quem não tiver pecados... Atire a primeira pedra, por P. Osmar Resende

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 6 de abr.
  • 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de poesia com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete ( Primavera do Leste MT), P. Osmar Resende, sdb, com "Quem não tiver pecados... Atire a primeira pedra"


QUEM NÃO TIVER PECADOS...

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA...

Osmar Resende sdb



O Evangelista João nos narra o caso da mulher adúltera (Jo 8,1-11).

É sabido o caso da mulher surpreendida em adultério, apresentada publicamente pelos fariseus e Mestres da Lei a Jesus no templo de Jerusalém.

Queriam provar a orientação de Jesus. Segundo a Lei ela deveria ser apedrejada. Ela e seu cúmplice (Lv 20,10; Dt 22,22-24).

Mas no Evangelho os fariseus e os Mestres da Lei apresentam a mulher, como se ela fosse a única culpada.

E qual foi a reação de Jesus? Após escrever algo no chão Jesus em sua inspiração divina, simplesmente diz: “Quem não tiver pecados atire a primeira pedra.” Segundo o Evangelho, um a um foram se retirando, a começar pelos mais velhos.

Vinte séculos depois a humanidade continua agindo de forma semelhante. Com discriminação, com falta de respeito, com falta de valorização da mulher.

São inúmeros os casos de feminicídio que acontecem diariamente, sobretudo naqueles países machistas, incluindo o Brasil.

Em tudo há de se ter bom senso. Mas uma coisa é certa. A mulher (nossa mãe, esposa, filha, etc.) deve ser reconhecida em sua dignidade.

Recentemente um influencer chocou muita gente com sua insistência no simples papel da mulher de auxiliar do homem, interpretando Gen 2,18, não reconhecendo a igualdade de direitos e deveres, na família, na sociedade.

Na Igreja ainda temos muito que caminhar. O Cardeal Martini, falecido, arcebispo de Milão dizia em outras palavras: a Igreja precisa avançar uns duzentos anos. Inclusive certamente no papel da mulher na Igreja.

Enquanto na sociedade civil a mulher cada vez mais exerce um papel determinante, por exemplo, no judiciário, no legislativo e no administrativo, político, na Igreja temos ainda uma longa caminhada.

Muitas igrejas cristãs já caminharam bastante neste sentido. A Igreja vai a passos lentos, procurando um justo discernimento, dentro de um consenso.

Desde o início do Cristianismo vemos o papel da mulher. O próprio Jesus tem suas amigas, Maria, Marta. Estabelece um santo diálogo com a samaritana. Maria Madalena era uma das seguidoras de Jesus e foi a primeira testemunha da ressurreição.

Os primeiros encontros dos cristãos após a ressurreição de Jesus aconteceram em casa de algumas mulheres, como Priscila, por exemplo.

Chistine Schenk afirma que “o seu exercício contracultural da autoridade no contexto da vida doméstica quotidiana (no império romano, estabelecido pelas mulheres) é uma das chaves da difusão do cristianismo.”

Com relação às pedras, vamos deixá-las amontoadas.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page