Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete, de Primavera do Leste (MT), com "Quem é o maior? ".
QUEM É O MAIOR?
Osmar Resende sdb
Jesus atravessa a Galileia, em direção a Jerusalém (Mc 9,30-37). Jesus anuncia novamente sua morte e ressurreição.
Já o Livro da Sabedoria (Sb 2,12-20) dava a entender que o Messias, havia de sofrer ofensas e torturas, pois seria uma presença incômoda, que aponta caminhos divergentes daqueles seguidos pela maioria do povo.
Enquanto Jesus anuncia a experiência do sofrimento, da rejeição, os discípulos discutem entre si sobre quem seria o maior entre eles. Jesus com calma os adverte. “Quem quiser ser o maior seja o menor”. E acrescenta: “Seja o servo, o servidor de todos”. Não se deixa levar pelos parâmetros da sociedade, pela busca de prestígio, de glória. As três grandes tentações da humanidade são justamente a busca desenfreada da riqueza, do prazer e do poder.
Jesus apresenta uma criança como modelo de inocência (sem malícia), simplicidade, transparência. Além do mais, de confiança em alguém que desperta segurança, como o próprio pai, ou a própria mãe.
E propõe ainda o cuidado, o amparo das crianças. Quem acolhe uma criança é ao próprio Cristo que acolhe.
Cuidar das crianças, pois elas representam e são o futuro da sociedade. Já Dom Bosco tinha a preocupação de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.
Exercer uma influência positiva. As pessoas são livres até certo ponto. E sabemos o quão importante são os condicionamentos positivos para a pessoa, desde sua tenra idade.
Descer ao nível da criança. Entrar em seu mundo fantástico e maravilhoso, por vezes, porém, povoado de ameaças geradas, hoje em dia, pela própria sociedade, por seus costumes, às vezes contraproducentes, ditados pelo consumismo, a busca desenfreada do prazer, a alienação, o bombardeio de informações, de influenciadores.
Dedicar tempo, atenção à criança, em meio à sedução do celular, dos meios de comunicação.
Instruir no bom caminho. O caminho do bem, da verdadeira felicidade, em meio às cruzes e espinhos pelo caminho.
E São Tiago (Tg 3,16-4,3) nos induz a buscar a verdadeira sabedoria: “a sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, modesta, conciliadora, misericordiosa, frutuosa, imparcial”.
Busquemos, pois, acolher as crianças com amor, ajudar no seu crescimento físico, intelectual e espiritual, enquanto aguardamos a vinda do Senhor Jesus, que passa pela experiência da cruz e da ressurreição, dando-nos o exemplo de dedicação, de doação da própria vida, em atitude perene de serviço.
Commentaires