top of page

Artigo - Preparai os caminhos do Senhor, por P. Osmar Resende

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura
ree

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), P. Osmar Resende, sdb, com


PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR

Osmar Resende sdb


João Batista nos conclama: “Preparai os caminhos do Senhor... Convertei-vos... Endireitai suas veredas” (Cf Mt 3,1-12).

Tempo do Advento. Tempo de preparação para o santo Natal. Todos os anos fazemos questão de celebrar o aniversário do nascimento do Senhor, mesmo que a data seja convencional e não histórica.

Somos convidados a mudar de rumo, de direção. Não mais buscando os caminhos de Roma, do antigo Império Romano, que nos lembra a busca do poder, das coisas materiais, do consumismo; nem do templo de Jerusalém, desvirtuado, falido pela religiosidade farisaica, pelo legalismo frio, abandonando a essência da vida, do amor, da bondade da misericórdia.

Neste sentido o profeta Isaías evoca a imagem paradisíaca da convivência pacífica dos seres, dos animais: o lobo e o cordeiro, o leopardo e o cabrito, o boi, o bezerro e o leão, a vaca e o urso, a criança e a serpente. Símbolo da convivência pacífica, harmoniosa dos seres animais e humanos na Natureza, abençoada por Deus.

E no Natal e sempre devemos buscar esta paz, baseada na justiça, na convivência fraterna, deixando de lado nossos instintos primitivos de vingança, de violência, de luxúria.

Jesus, descendente de Davi, de Jessé, é o Messias esperado, que vem trazer, impulsionado pelo Espírito os dons de que tanto precisamos: a sabedoria, o entendimento (discernimento), o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade que é fruto do temor de Deus. (Cf Is 11,1-10).

Mas se consultamos o Catecismo da Igreja Católica nos fala ainda dos dons, das virtudes teologais: a fé, a esperança, a caridade, que são fundamentais.

O Catecismo nos lembra ainda a lista de dons, de virtudes elencadas por Paulo em sua Carta aos Gálatas: “a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a longanimidade, a bondade, a benignidade, a mansidão, a fidelidade, a modéstia, a continência, a castidade” (Gl 5,22-23).

E poderíamos acrescentar ainda a justiça vivida e pregada por Jesus, a fraternidade, a solidariedade. Enfim, tudo aquilo que se identifica com os ideais, os sonhos de Jesus.

Nós cristãos somos convidados a testemunhar nossa fé, nossa crença, naquele que é o Senhor de nossa vida, de nossa história.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page