• Alex Fraga

Artigo - Pentecostes, por P. Osmar Resende

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) intitulado: Pentecostes.

PENTECOSTES

Osmar Resende sdb


Cinquenta dias após a Páscoa, celebramos a Festa de Pentecostes.

Os apóstolos medrosos estão reunidos a portas fechadas por medo dos judeus que condenaram e crucificaram Jesus. De repente surge um vendaval e o Espírito Santo em forma de línguas de fogo desce sobre os apóstolos (tentando resumir as narrações sobre o evento).

É o próprio Espírito do Ressuscitado que aparece, trazendo paz, amor, esperança, coragem.

Jesus havia prometido aos apóstolos que não os deixaria órfãos. Enviaria o Paráclito, o Espírito Santo. E ocorre então uma profunda transformação. Tornam-se corajosos, resolutos, decididos a levar avante o projeto de Jesus.

Recebem os dons do Espírito Santo. A santa sabedoria para discernir os fatos, os acontecimentos à luz do Projeto de Jesus, do Reino de Deus. O dom do mútuo entendimento, pelo qual conseguiam se comunicar com as diferentes culturas dos diferentes povos presentes em Jerusalém e até os confins do mundo. A fortaleza para resistir às perseguições ao longo da história. A piedade, a oração, a comunicação com o próprio Deus.

O Espírito do Ressuscitado lhes inspira paz, muita alegria e assim ficam entusiasmados. Aliás, a palavra entusiasmo significa justamente a plenitude de Deus. Ficaram cheios do Espírito Santo e assim conseguem irradiar essa força, essa energia divina.

Mas o dom por excelência é, sem dúvida, como nos diz o Apóstolo Paulo, a caridade, o amor, que devemos ter para com Deus e nossos irmãos.

O Espírito Santo continua agindo na Igreja, apesar das limitações e, inclusive, das resistências humanas.

Esta semana fomos com um pequeno grupo na PEG (Penitenciária Estadual de Guarapuava). E fizemos a experiência do amor de Deus, da ação do Espírito Santo em nossos corações e daqueles nossos irmãos que lá vivem privados de liberdade. Mas experimentamos a liberdade de espírito, a comunicação espiritual, os dons da paz, do perdão, da misericórdia de Deus.

Que o Espírito Santo nos ajude a difundir os carismas que provêm do Cristo Ressuscitado.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo