top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Pão da Vida eterna, por P. Osmar Resende




Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete - Primavera do Leste (MT), P. Osmar Resende sdb, com "Pão da Vida eterna".


PÃO DA VIDA ETERNA

Osmar Resende sdb


Jesus está em Cafarnaum, na sinagoga. E discursa sobre o Pão da Vida (Jo 6,48-69). “Eu sou o Pão da Vida”. E acrescenta: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna”

Diante destas palavras, alguns acharam que Jesus estava ficando louco. Aliás, Maria e seus parentes em certa ocasião foram até Cafarnaum, justamente porque achavam que ele estava fora do juízo, fora de si (Mc 3,21).

Alguns discípulos então disseram: “Esta palavra é dura! Quem poderá escutá-la?”

Jesus diz firme, com autoridade: “As palavras que vos disse são espírito e vida”.

Diante disso “alguns discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele”.

Então Jesus disse aos Doze: “Vocês também querem ir embora?”

Simão Pedro, como sempre, toma iniciativa e diz: “Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus”.

E agora? Que significa para nós estas palavras de Jesus?

Comer a carne de Jesus, beber seu sangue, implica numa adesão total à sua pessoa, ao seu projeto de vida. Implica aceitar e tentar viver as exigências do Reino de Deus: fé, esperança e, sobretudo, caridade, amor a Deus e ao próximo.

Amor que é perdão, misericórdia, bondade, compreensão, ajuda, apoio, justiça, fraternidade.

Comer a carne e beber seu sangue nos leva à comunhão plena com Cristo, com Deus, na pessoa dos irmãos.

Jesus está presente no meio de nós, através de sua Palavra, de seu Espírito, do nosso irmão e, de um modo especial na Eucaristia.

Eucaristia que é uma energia vital, espiritual, que nos move ao exercício da caridade, da vivência plena dos ideais evangélicos.

Num mundo marcado pela violência, pelo consumismo, pelo preconceito, pelo hedonismo, pela falta de sentido para a vida, Jesus vem nos levantar, nos erguer para uma vida nova.

Eucaristia é ação de graças, é gratidão pelo dom da vida, pela natureza que nos circunda, pelas pessoas que nos rodeiam, pelos desafios que surgem no horizonte de nossa caminhada.

9 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page