top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Os talentos a serviço, por P. Osmar Resende



Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com Os Talentos a Serviço.


OS TALENTOS A SERVIÇO

Osmar Resende SDB


O Evangelista Mateus (Mt 25,14-30) nos narra a parábola de Jesus sobre os talentos. Hoje nós traduzimos talentos, por dons que Deus nos dá, gratuitamente. Começando pela nossa vida, nosso temperamento, nossa inteligência e tantos outros dons que recebemos ao nascer e outros tantos ao longo da vida, oportunidades que vão surgindo.

Na parábola, Jesus nos prepara para o confronto diário com Deus, mas sobretudo no final de nossa existência.

Não podemos, em nome de uma falsa humildade, esconder, enterrar nossos talentos. Para nossa felicidade, em nosso projeto de vida pessoal, devemos fazer frutificar.

Hoje em dia existem muitos métodos de autoajuda, principalmente motivações para desenvolvermos nossos talentos, nossas habilidades, aperfeiçoando-os a cada dia.

Porém não podemos e não devemos usá-los simplesmente em benefício próprio, egoisticamente. Devemos usá-los com espírito de fraternidade e solidariedade.

Muitos, aliás, dedicam seu tempo, seus dons, no serviço voluntário, nas mais diversas atividades humanas. Haja vista os médicos sem fronteiras que se dedicam a um trabalho humanitário, em condições precárias, às vezes.

Na Igreja temos os vocacionados. Pessoas que se sentem chamadas a dar uma contribuição humana, espiritual aos irmãos de caminhada, ou àqueles que estão nas periferias geográficas, sociais e mesmo espirituais.

O Reino de Deus está aí. No final de nossa existência havemos de colher os frutos que semeamos ao longo da vida em nosso caminho.

Temos o exemplo dos santos que desenvolveram seus talentos: dons materiais, espirituais a serviço do Reino, na pessoa dos mais pobres e necessitados.

É o caso de Santa Isabel da Hungria, celebrada no dia 17 de novembro. Nascida na Hungria tornou-se rainha da Escócia, dedicou sua vida, seus bens, seus talentos em benefício das pessoas mais carentes.

Celebramos o dia mundial dos pobres. O Papa Francisco nos lembra sempre de nossa responsabilidade para ajudar a solucionar os problemas dos pobres, dos mais carentes, dos mais necessitados.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page