O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado O Verdadeiro Amor a Jesus

O VERDADEIRO AMOR A JESUS
Osmar Resende SDB
Estamos ainda no tempo pascal, em que revivemos a ressurreição do Senhor. Hoje João (Jo 21,1-19) nos apresenta a terceira aparição de Jesus à beira do mar de Tiberíades. Antes, porém, Jesus aparece a Maria Madalena, a Pedro, João. Depois aos discípulos de Emaús, aos onze apóstolos e a mais de quinhentas pessoas, como nos diz Paulo.
No Evangelho de hoje Jesus pergunta três vezes a Pedro, se ele o amava, ou seja: se ele era amigo de verdade, se podia contar com ele. Ao que Pedro responde três vezes: “Sim, Senhor, Tu sabes que eu te amo”. Jesus afirma: “Apascenta o meu rebanho”.
Jesus não pergunta se Pedro está preparado física, intelectual e psicologicamente para a missão de pastor. Mas questiona o amor, a dedicação, a entrega radical ao projeto missionário do Reino de Deus.
No Tabor Pedro fica extasiado com a transfiguração de Jesus e manifesta o desejo de permanecer ali definitivamente em contemplação. Agora Jesus lhe propõe uma missão árdua, um desafio gigante: apascentar o rebanho do Senhor. E Pedro vai exercer com fidelidade esta missão, enfrentando muito sofrimento, prisão, todo tipo de perseguição. Mas ele não esmorece. E os Atos dos Apóstolos mostram as façanhas de Pedro ao longo da vida até ser martirizado em Roma, donde vai se irradiar o Cristianismo.
À vezes também nós precisamos levar uma sacudida de Jesus. Ele nos pergunta a nós também: “Osmar, Maria, José, Antônio... tu me amas?”. Precisamos acordar de nossa letargia, levados que somos pela rotina, pelas ações sem consciência, sem determinação, sem amor para com Ele.
Pedro provou nos Atos dos Apóstolos (At 5,27-41) sua coragem, enfrentando as autoridades: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”(At 5,29).
Jesus era, de certa forma, um transgressor da lei. Colocava acima de tudo a vontade de Deus, defendendo, promovendo a Vida. A Lei da Vida, como prioridade absoluta.
No Apocalipse (Ap 5,14) João nos apresenta o louvor, a reverência de “todas as criaturas que estão no céu, na terra, no mar e em tudo que existe” ao Senhor Ressuscitado.
Acorda! Jesus te chama. Ele te ama.
コメント