top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - O grande tesouro, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo no o P. Osmar Resende, sdb, pároco da igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR), com O grande tesouro.


O GRANDE TESOURO

Osmar Resende SDB

Estamos acompanhando o Evangelho de Mateus sobre as parábolas do Reino de Deus. E hoje Jesus nos fala da Parábola do Tesouro, da Pérola Preciosa e da Rede de Peixes.

O Reino de Deus, diz Jesus, é comparável a um “tesouro escondido”. Você vai lá e compra o terreno para possuir o tesouro. Ou ainda se compara à “pérola preciosa”. Você vende tudo e compra aquela pérola. Assim é o Reino de Deus. Algo preciosíssimo, que devemos buscar sempre e uma vez encontrado, jamais abandoná-lo.

Às vezes o Reino de Deus pode se identificar com a própria Sabedoria. Salomão ao ser escolhido como rei de seu povo, pediu a Deus o que? Pediu a sabedoria, uma sabedoria prática, para discernir o bem e o mal e assim poder bem governar o seu povo com justiça (cf. 1Rs 3,5.7-12).

Já na terceira parábola de hoje Jesus compara o Reino de Deus a uma rede, na qual se apanham peixes de toda espécie e tamanho. Assim acontece em nossa vida. Temos que ter a sabedoria para discernir aquilo que é bom e aquilo que é ruim, prejudicial à minha vida: física, biológica, psicológica, social, espiritual. O Evangelho, nos diz Pascual Chavez, ex-superior dos salesianos, “é contra-cultural”. Logicamente que não cem por cento. Não existe uma cultura pura, santa. Ao longo da história e dos espaços geográficos a humanidade cria costumes bons, menos bons e ruins. Não podemos canonizar certas culturas. E dentro de cada cultura, de cada povo, de cada religião, de cada igreja, existem pessoas boas e ruins, santas e pecadoras. O joio e o trigo estão misturados. Peixes bons e ruins se misturam. E dentro de cada um de nós existe também esta tensão, esta luta, entre o bem e o mal.

Deus nos chama para vivermos na integralidade, em plenitude, o Reino de Deus, reino de justiça, de paz, de amor, de bondade, fraternidade, solidariedade (cf. Rom 8,28-30).

Precisamos fazer a experiência de Deus em nosso coração se quisermos realmente mudar nossa vida, sermos verdadeiramente felizes. Mas nem todos têm esta experiência vital, pois é um dom da graça. São Paulo, a partir do momento em que se sentiu tocado pela graça, pelo amor de Deus, mudou radicalmente sua vida. Passou de perseguidor dos cristãos a apóstolo do Reino de Deus, anunciador de Cristo Ressuscitado.

Conversando com um amigo, falamos sobre a deserção de muitos cristãos quando chegam na faculdade. Influenciados por muitos professores que se dizem ateus, agnósticos. Lembrei-me de um vídeo que coleciona frases de vários cientistas, que em contato com a natureza, observando o funcionamento do universo, desde o macrocosmos ao microcosmos, confirma sua fé no transcendente, no sobrenatural, no divino. Entre eles Newton, Ampère, Darwin, Edison, Pasteur, Von Braun.

Concluo com uma citação do famoso Einstein: “Todo aquele que está seriamente comprometido com o cultivo da ciência, chega a convencer-se de que em todas as leis do universo está manifesto um espírito infinitamente superior ao homem e diante do qual nós, com nossos poderes, devemos nos sentir pequenos”.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page