Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete, P. Osmar Resende, sdb, (Primavera do Leste), com "O envio dos apóstolos".
O ENVIO DOS APÓSTOLOS
Osmar Resende sdb
Outro dia tivemos o envio de um seminarista salesiano para uma comunidade formadora. Vai viver como aspirante. Fazer experiência de comunidade, de vivência cristã e apostólica.
Jesus, num dado momento (Mc 6,7-13), após convidar um a um para ser seu discípulo, para seguir suas pegadas, envia dois a dois pelo mundo de então.
E faz algumas recomendações para manter um estilo de vida sóbrio, livre, independente, despojado, missionário, apostólico.
Não levar muita coisa. Nada de supérfluo. Apenas o necessário.
Vivemos num mundo consumista, esbanjador. Criamos necessidade a todo momento. E achamos que é algo indispensável para nossa sobrevivência.
Jesus recomenda o testemunho evangélico para terem credibilidade diante do povo sofrido e lutador.
Além do mais Jesus propõe uma pastoral libertária, no sentido de não se impor diante das pessoas, das comunidades. Apresentar apenas a proposta do Reino de Deus: reino de paz, de justiça, de harmonia, de convivência fraterna, solidária.
Os três evangelistas sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) são concordes em afirmar que Jesus propõe “sacudir a poeira dos pés” e seguir em frente, onde não for aceita a proposta evangélica. Ou seja: não se impor “pela espada”, pelo autoritarismo, pela presunção de donos do mundo.
E assim os discípulos partiram pregando a conversão, a mudança de mentalidade, uma verdadeira metanoia.
Acolhiam sem preconceitos, curavam os doentes e anunciava um novo projeto de vida: mais alegre, mais feliz, mais humano.
São Paulo (Ef 1,3-14), interpretando o ideal de Cristo propõe “recapitular em Cristo o universo inteiro”, o que significa “cristificar o universo”, como dizia Teilhard de Chardin.
O profeta Amós (Am 7,12-15) recebe uma missão desafiadora: “Vai profetizar”. Ele na sua simplicidade, sendo realista, se desculpa, tenta fugir da Missão: “sou apenas um pastor de gado... um cultivador de sicômoros” (espécie de figo). Mas afinal aceita o desafio e vai tentar mudar a mente das pessoas, propondo o caminho do bem, da verdadeira felicidade.
Também nós somos discípulos missionários, enviados ao mundo concreto em que vivemos, para testemunhar e viver os valores evangélicos do Reino de Deus: a paz, a justiça, a fraternidade.
Comments