top of page

Artigo - O cego de Jericó, por P. Osmar Resende

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 27 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete, de Primavera do Leste (MT), P. Osmar Resende, sdb, com "O cego de Jericó".


O CEGO DE JERICÓ

Osmar Resende sdb


Jesus estava saindo de Jericó (Mc 10,46-52), e eis que surge um cego à beira do caminho. Quando ouviu falar da passagem de Jesus o cego ficou louco e começou a exclamar em alta voz: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim.” Parece-me ouvir sua voz insistente.

Jesus, como sempre, se compadece e cura o cego de nascença.

Nós, muitas vezes, estamos também cegos. Cegos de uma cegueira espiritual. Não vemos horizontes em nossa vida. Nos acomodamos na rotina do dia a dia. Não temos coragem de mudar, de assumir as coisas, nossa própria realidade.

Não vemos as necessidades de nossos irmãos. É preciso que alguém dê um empurrão. “Coragem, ele nos chama”. E nos dá forças na caminhada.

No início do Cristianismo, os cristãos eram reconhecidos como aqueles que seguiam o “Caminho”. O cego Bartimeu estava à beira do caminho e tão logo foi curado passou a seguir a Jesus pelo Caminho.

Houve uma mudança radical em sua vida. Cego, desesperançado, surge uma luz em sua vida. Um novo horizonte se abre em seu caminho, em sua vida. Passa a testemunhar a insondável misericórdia de Deus.

Assim também nós, precisamos muitas vezes uma sacudida, um encorajamento para seguir os passos de Jesus, termos sempre os “olhos fixos em Jesus”, nosso Mestre, nosso Guia, nosso Salvador.

Precisamos sair de nosso comodismo. Sonhar. Aceitar as inspirações divinas que vem em nossa mente, em nosso coração. Aceitar os convites para assumir alguma responsabilidade, na família, na comunidade religiosa e até mesmo política.

Deus conta conosco, enquanto pudermos fazer alguma coisa. Do contrário só resta rezar, pedir, implorar a Deus para nos curar.

Devemos ir a fundo em nosso ser. Auscultar as profundezas de nosso ser. Não basta apenas ser batizado, seguir determinadas regras, receber os sacramentos. É necessário vivenciar tudo isso, com consciência, com liberdade, sabendo que é extremamente benéfico ao nosso ser. Os sacramentos da Eucaristia, da Reconciliação nos injetam um novo vigor, uma energia espiritual que nos impulsiona a seguir o Caminho.

Na medida em que percebemos que isto faz bem à nossa vida, dando sentido, proporcionando alegria, esperança, muda a nossa forma de viver.

Devemos estar sempre atentos ao grito dos excluídos. Bartimeu não poderia acompanhar Jesus até Jerusalém. Muito menos entrar no templo. Os cegos eram proibidos. Jesus lhe dá esperança e ele passa a seguir Jesus, rumo a Jerusalém, rumo aos desafios da vida. Mais um que se dispõe a evangelizar, a testemunhar essa experiência extraordinária.

A Palavra de Deus, do próprio Cristo, dos profetas e apóstolos nos orientam e nos animam na caminhada. Seguir o “Caminho” é seguir a Jesus.

 
 
 

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page