top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - "Não vos deixarei órfãos", por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, sdb, da Igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com "Não vos deixarei órfãos".


“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS”(Jo 14,15-21)


No próximo dia 21 de maio celebramos a Ascensão de Jesus e no dia 28, Pentecostes, em que comemoramos a vinda do Espírito Santo.

Neste domingo as leituras nos preparam para este evento, pois Jesus nos diz: “Não vos deixarei órfãos”. Ele nos promete o Defensor (Ed. CNBB), o Consolador (segundo João Ferreira de Almeida), o Paráclito (Bíblia de Jerusalém), o Advogado (Ed. Ave Maria). Fiz questão de apresentar as várias versões, pois apesar de palavras sinônimas, no entanto cada palavra tem suas nuances próprias.

Neste tempo pascal, além das múltiplas aparições de Jesus, Ele mesmo nos fala de sua comunhão com o Pai. De nossa união com Ele. Esses dias se nos apresentou como a Videira e nós os ramos para nos mostrar a íntima conexão com Ele e, consequentemente, com o Pai. “Se me amais guardareis meus Mandamentos” e “quem me ama será amado por meu Pai... Eu e o Pai somos um”.

Os Atos dos Apóstolos (At 8,-17) nos mostram Filipe que atraía as multidões na Samaria, através de sua palavra e de suas ações de cura. Logo Pedro e João que estavam em Jerusalém vão até a Samaria e solidários com Filipe, em nome de Jesus, impõem as mãos sobre as pessoas e transmitem de certa forma o Espírito Santo.

Assim, recebem o querigma da pregação: paixão, morte, RESSURREIÇÃO do Senhor e operam milagres, despertando a alegria, a esperança e ao mesmo tempo a vivência fraterna, experiência viva do Reino de Deus.

Pedro em sua carta (1Pd 3,15-18) nos convida a dar a razão de nossa esperança e assegura-nos de que “será melhor sofrer praticando o bem do que praticando o mal.

Preparemo-nos, pois, para comemorar a vinda do Espírito Santo, abrindo nossas mentes, nossos corações.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page