top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Não Tenhais Medo, por P. Osmar Resende


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o o P. Osmar Resende sdb, pároco da igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR), com Não Tenhais Medo.


NÃO TENHAIS MEDO (Mt 10,26-33)


Assisti a um vídeo sobre a encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco que falava, entre outras coisas, dos perigos que ameaçam a humanidade. A televisão nos mostra diariamente violência, catástrofes, crimes nefastos, que nos causam medo.

Na Bíblia a expressão “não tenhais medo” é repetida 366 vezes, o que daria para refletir durante um ano, se fôssemos meditar uma por uma, a cada dia.

Mas, eis que Jesus nos anima, nos encoraja. Na perícope, cuja citação temos acima, por três vezes Jesus nos diz: “Não tenhais medo”...

Os primeiros cristãos viviam sob constante perseguição dos romanos e judeus, a exemplo do próprio Jesus. Por isso o Evangelista Mateus relembra as expressões de Jesus: “Não tenhais medo... Não tenhais medo dos homens... Não tenhais medo dos que matam o corpo...”

Jesus não ilude ninguém: “Quem quer ser meu discípulo, tome sua cruz todos os dias e siga-me” (Lc 14,27). Mas, ao mesmo tempo, induz à confiança no Senhor.

Deus não nos abandona. A graça de Cristo derrama abundantemente sobre todos e nos conduz à vida plena, dando-nos força, energia, esperança, alegria.

A expressão de que Jesus diz ao pé do ouvido nos sinaliza a intimidade de Jesus para conosco.

Todo ser humano tem seus medos. É o que nos previne, nos amedronta, para que assim possamos nos armar com as armas da fé, da esperança, do otimismo, da alegria de viver, desde que tenhamos um sentido para nossa vida.

E esse sentido nos é oferecido pelo próprio Jesus, que nos aponta o caminho do bem, da justiça, do amor, da felicidade, da paz. Deus nos ama incondicionalmente.

Muitas ameaças pairam sobre nós. Mas o Salmo 68 nos ajuda: “Elevo para vós minha oração... respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha...”

Aliás, a Carta aos Romanos ( Rm 5,12-15) nos garante a salvação através do próprio Jesus Cristo, Deus e Senhor nosso.

Portanto, muitos são os perigos que nos ameaçam: guerra, violência, a desestruturação da família, da sociedade, a fome, a miséria, perseguições, injustiças, os eventos climáticos: inundações, secas, etc. Mas Deus nos dá a inteligência, a capacidade de lutarmos para superá-los, a fé, a confiança e o seu poderoso auxílio.

76 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Maria de Lourdes da Costa
Maria de Lourdes da Costa
25 de jun. de 2023

Belíssima mensagem.


Parabéns

Curtir
bottom of page