top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Jesus veio trazer fogo à terra, por P. Osmar Resende

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) intitulado: Jesus veio trazer fogo à terra.


JESUS VEIO TRAZER FOGO À TERRA

Osmar Resende SDB


Jesus disse: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra” (Lc 12,49). Jesus tinha um coração ardente, apaixonado pela humanidade, pelas pessoas. Era movido pela paixão do amor de Deus e se enchia de compaixão pelas pessoas que encontrava ao longo do caminho, da vida. O fogo queima, aquece, produz energia. Assim o amor de Jesus aquece o coração das pessoas e gera uma energia vital que transforma, transfigura o ser humano.

Jesus não é um mestre de doutrina de moral, mas, sobretudo, Mestre de Vida espiritual, que se traduz em ação evangelizadora, porque portador da Boa Notícia, do Evangelho.

Jesus veio trazer a paz, mas também a justiça. Paulo VI já dizia que não existe verdadeira paz sem justiça. E, ao longo da história, os que pregam, lutam pela justiça são incompreendidos e muitas vezes martirizados.

O profeta Jeremias em determinado momento de sua vida foi lançado na cisterna, no meio da lama, em que ia se afundando, como castigo pela sua profecia, pelas suas palavras de alerta, de conversão (cf Jer 38, 6).

Jesus se diz ansioso por receber um batismo. Mas não um batismo qualquer. O batismo de sangue que vai se concretizar no Calvário, na Cruz. Neste sentido ele diz que veio trazer a divisão. Pois estamos a favor ou contra Cristo, não tanto na teoria, mas na prática.

Na Carta aos Hebreus há um convite para que “nos empenhemos com perseverança no combate que nos é proposto com os olhos fixos em Jesus.” (Hb 12,1-2).

Dom Bosco, cujo aniversário de nascimento ocorre dia 16 de agosto, é exemplo de quem deixou seu coração arder no fogo abrasador do coração de Cristo, desgastando sua vida, com amor, com paixão, sobretudo a favor dos pobres adolescentes e jovens.

E Santa Irmã Dulce dos Pobres, que celebramos dia 13 de agosto, foi também ela movida pelo fogo de amor do Coração de Jesus a serviço do povo pobre e sofredor da Bahia, especialmente de Salvador.

Assim, Ele nos convida a nós a termos um coração ardoroso a serviço do Amor, do Reino de Deus.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page