top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Jesus, o Messias, está próximo, por P. Osmar Resende, sdb

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, pároco e Guarapuava (PR), com seu artigo intitulado Jesus, o Messias, está próximo


JESUS, O MESSIAS, ESTÁ PRÓXIMO

Osmar Resende SDB


Isaías (Is 35,1-10) nos convida à alegria. “Não tenhais medo!” (Aliás, esta expressão é repetida constantemente na Bíblia). Anuncia a vinda do Messias: os cegos abrirão os olhos... os coxos saltarão e os mudos desatarão a língua.

O apóstolo Tiago (Tg 5,7-10) nos convida no dia de hoje a ficarmos firmes, pois a vinda do Senhor está próxima. Firmeza é uma das características dos profetas em suas vicissitudes.

Já o Evangelho de Mateus (Mt 11,2-11) nos apresenta a figura de João Batista, que da prisão de Maqueronte manda seus emissários perguntarem a Jesus se ele realmente era o Messias. E o que Ele responde? “Ide contar a João o que estais vendo e ouvindo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”.

Jesus veio e se faz próximo dos necessitados. Temos aí a Teologia da Ternura, a que Dom Bosco chama Amorevolezza. Uma ternura curativa que se expressa pela palavra, pelas mãos, pelos toques, refeições.

Jesus não veio pregar a luta de classes, a violência, mas, pelo contrário, o amor o perdão, sem deixar de lado a prática da justiça, que é fundamental, uma das características do Reino de Deus.

Hoje temos o fenômeno comum da depressão, da solidão de um lado e do outro a agressividade, a violência. Jesus é um apaixonado pela vida. Ele veio para que tenham a vida e tenham em abundância.

O que realmente identifica o verdadeiro Messias e os que os seguem é o serviço, as obras em defesa e a favor dos indefesos.

Jesus, o Messias, continua próximo. Sempre próximo. Não nos abandona. Enquanto nos preparamos para o Natal, em que celebramos o nascimento do Senhor, lembramos, também, que ele ressuscitou e permanece vivo, glorioso, no meio de nós, em nossas celebrações, em nossos corações, em nossas ações.

66 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page