Domingo no Blog do Alex Fraga é dia do artigo do P. Osmar Resende sdb, da Paróquia Dom Bosco, de Guarapuava, PR, com Jesus, Nossa Luz.
JESUS, NOSSA LUZ
Osmar Resende SDB
Como sabemos, Jesus viveu sua infância, juventude, em Nazaré na Galileia. Depois resolve ir pra Cafarnaum, onde vai formando uma comunidade com seus discípulos.
Isaías nos diz que “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. E o Salmo 26 nos diz “O Senhor é minha luz e salvação, proteção de minha vida” (Sl 26).
Jesus é essa luz. Ele veio nos mostrar o caminho do bem da felicidade, do Reino de Deus. “Convertei-vos... o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17).
A conversão implica a compaixão pelas pessoas, o cuidado com a dignidade dos últimos e a busca da cura dos males.
Conversão na linguagem de trânsito é mudar de rumo, de direção. Às vezes o caminho é difícil, cheio de pedras e espinhos... Mas no final nos deparamos com algo fantástico, uma paisagem maravilhosa, uma sensação de bem estar tremenda. Outro dia meu sobrinho me falava de sua experiência ao subir o Monte Roraima. Difícil, escabroso, cheio de peripécias. Mas no fim compensava pelas maravilhas da natureza, dos horizontes vislumbrados. Assim a conversão nos leva justamente ao caminho do bem, da felicidade. Da verdadeira felicidade.
Às vezes pode parecer loucura, porque é remar contra a corrente, andar na contramão. Aliás, certa vez os parentes de Jesus foram atrás dele porque achavam que ele estava ficando louco, fora de si (Mc 3, 21).
O Evangelho de hoje (Mt 4,12-23) nos mostra Jesus convidando os apóstolos Pedro, André, Tiago e João. Eles imediatamente deixaram tudo: barco, redes... para seguir a Jesus.
Converter-se a Cristo é seguir o Caminho. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).
E assim ao longo do tempo muitas pessoas fizeram esta opção radical do seguimento de Cristo. Dia 21 de janeiro, lembramos Santa Inês, que preferiu o seguimento de Cristo às honras e glórias do Império Romano. Dia 20 lembramos São Sebastião, que era um capitão do exército romano, do imperador Diocleciano e morreu mártir, flechado e depois açoitado até a morte por causa de Cristo e seu Evangelho. Dia 22 lembramos a jovenzinha Laura Vicuña, ex-aluna das irmãs salesianas que morreu pela conversão de sua mãe. E dia 24 celebramos São Francisco de Sales, que tinha um temperamento colérico, e se converteu, sendo hoje em dia o símbolo da bondade, do amor, da compreensão, do respeito, da santa tolerância. Daí o nome de SALESIANOS.
“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”
Comments