Artigo - Jesus louva a Deus pelos humildes, por P. Osmar Resende
- Alex Fraga
- 9 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, sdb, da paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR), com Jesus louva a Deus pelos humildes.
JESUS LOUVA A DEUS PELOS HUMILDES (Mt 11,25-30)
Osmar Resende SDB
Vemos várias vezes Jesus em oração, conversando com o Pai. Aliás, a oração é uma conversa com Deus. Meu primeiro livro publicado pelas Paulinas em 1978 tinha como título: “Conversando com Deus”.
Jesus louva ao Pai pela revelação aos simples e humildes de coração. De fato Deus se revela aos simples. Aliás, Deus se revela a todos, mas só os simples e humildes de coração são capazes de captar a mensagem de Jesus, nosso Deus e Salvador.
Dizem os entendidos que Jesus nos livrou de uma carga de 613 mandamentos, normas, que pesariam sobre nossas costas. Jesus foi atrás daquilo que é essencial. Por isso era um transgressor das normas, das leis sem fundamento. Que não respondiam satisfatoriamente aos porquês da vida.
Por isso dizia: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos”. Jesus realmente tirou-nos um pesado fardo às costas.
“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Jesus reconhece sua humildade. A verdadeira humildade supõe o reconhecimento das próprias virtudes. Como Maria ao reconhecer as maravilhas que Deus operou nela.
“E achareis descanso para vossas almas”. Jesus, Deus não quer sobrecarregar os filhos seus. Ele vem nos apresentar uma proposta de felicidade, de vivência.
“Pois meu jugo é suave e meu fardo é leve”. De fato, se vivermos na intimidade com Deus, na simplicidade, na humildade, não só o fardo da vida, mas a própria vida se torna mais leve e feliz.
Domenico de Masi em seu livro “Ócio Criativo” nos fala do peso do trabalho, que pode se converter em fonte de felicidade, na medida em que soubermos usar o tempo de forma criativa, simples e humilde, transformando nossa vida e a sociedade.
É o que Jesus fez e continua fazendo, libertando as pessoas de seus pesados fardos e mostrando o caminho da verdadeira felicidade.
Comments