top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Festa de Todos os Santos, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia do artigo do P. Osmar Resende, sdb da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) com seu texto Festa de Todos os Santos.


FESTA DE TODOS OS SANTOS

Osmar Resende SDB


Celebramos no domingo a Festa de Todos os Santos. Antigamente no Brasil se celebrava, como no resto do mundo, no dia primeiro de novembro. Mas um presidente, não me lembro quem, cancelou vários feriados, inclusive o de Todos os Santos. Provavelmente Castelo Branco. No Brasil passou a comemorar no domingo seguinte ao dia primeiro de novembro.

Leio diariamente o livro “Santos e Heróis de Cada Dia” de Dom Paulo Evaristo Arns. Aí se lembra dos santos canonizados pela Igreja e outros mais que de uma forma ou de outra testemunharam a vida cristã.

João no livro do Apocalipse (Apc 7,9) nos fala de uma multidão imensa de pessoas glorificadas de todas as nações, tribos, povos e línguas, em ação de graças, tributando a Deus honra, glória e poder.

São João (1Jo 3,2) ainda nos diz que seremos semelhantes a Jesus... Veremos tal como Ele é.

Mas qual é a proposta de Jesus para podermos participar dessa felicidade? Ele nos aponta as bem-aventuranças (Mt 5,1-12). Uma mensagem contra-cultural para os seus contemporâneos e conterrâneos e que permanece tal ainda nos dias de hoje.

Quando o mundo proclama felizes os ricos, que têm muito dinheiro, riqueza, poder e desfrutam de todos os prazeres, Jesus proclama “bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Felizes os desapegados, que se põem a serviço dos outros, com amor.

Quando o mundo proclama a violência para resolver os problemas, Jesus proclama bem aventurados os que usam de mansidão.

Quando vemos tantas injustiças, tanta exploração, Jesus nos diz: bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados.

Quando se tem sede de vingança, Jesus proclama bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Quando o mundo proclama felizes os que desfrutam dos prazeres ilícitos Jesus proclama bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Quando vemos tanta gente promovendo guerras sangrentas Jesus proclama bem aventurados os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus.

E assim vemos tantas pessoas que tentam trilhar o caminho do bem, da verdadeira felicidade, independente de credo, de religião. Admiro, por exemplo os médicos sem fronteiras, que como voluntários se dedicam a sanar a dor dos feridos.

O Papa Francisco é sem dúvida um grande mensageiro da paz, enfrentando riscos, hostilidades, em busca da paz como agora em Bahrein.

Tive a sorte de trabalhar na Favela Ordem e Progresso em São Paulo em 1977 e entre os indígenas Xavante de 2003 a 2011 e entre os Bororo de 2012 a 2015. Aí pude presenciar a vivência dessas bem-aventuranças, de um modo todo especial.

E concluo com as palavras de Pagola: “Deus nos criou para a felicidade... Ele nos quer felizes agora e na eternidade... Quer o melhor para nós... Quer uma vida feliz, não fastidiosa... Enfim, quer que vivamos bem, lutando a cada dia dentro de seu projeto do Reino de Deus”

87 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page