top of page

Artigo - Em busca da felicidade, por P. Osmar Resende

Foto do escritor: Alex FragaAlex Fraga

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), P. Osmar Resende, sdb, com "Em busca da felicidade".


EM BUSCA DA FELICIDADE

Osmar Resende sdb


Todo ser humano normal, em geral, busca a felicidade. Existem milhares de receitas de felicidade. Jesus apresenta as bem-aventuranças (Lc 6,20-26 e Mt 5,1-12).

Quando o mundo proclama felizes os ricos, os poderosos, Jesus diz: “Bem-aventurados os pobres”. Mateus acrescenta um detalhe: “pobres em espírito”. De uma forma ou de outra, a receita de Jesus leva ao desprendimento, ao desapego, ao serviço. E, de fato, as pessoas mais felizes do mundo são aquelas desapegadas dos bens terrenos, ou que coloca a serviço dos outros, da família, da comunidade.

Quando o mundo proclama felizes aqueles que curtem o máximo a vida, sem se interessar pelos outros, Jesus proclama felizes, bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

Quando o mundo incita à violência, Jesus proclama bem-aventurados os que usam de mansidão, de amor, de compaixão.

Quando vemos tantas injustiças, milionários, bilionários cometendo injustiças, estragando o planeta, Jesus proclama: “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados”.

Quando vemos tanto sentimento de vingança, de ódio, de rancor, Jesus proclama: “bem-aventurados os misericordiosos, por que? Por que alcançarão misericórdia.”

Quando vemos tanta promiscuidade, tanto hedonismo, Jesus proclama: bem- aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Quando vemos no passado e na atualidade, guerras, fomentadas pela indústria de armas, pela exploração, pela ganância, Jesus diz simplesmente: “Bem-aventurados os pacíficos, os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”.

Jesus diz ainda: “bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça porque deles é o Reino dos Céus.” Ainda esses dias comemoramos o aniversário da morte de Irmã Dorothy Stang, que foi assassinada por causa de seu apoio aos mais carentes, necessitados, injustiçados de Anapu.

Jesus exalta ainda: “bem-aventurados quando vos injuriarem e mentindo disserem todo mal contra vós... alegrai-vos e exultai por que será grande vossa recompensa nos céus”.

E, assim, de bem-aventurança em bem-aventurança vamos conquistando os céus.

Esse é o caminho do bem, da felicidade. Os mandamentos, ditos de outra forma, nos orientam para o bem, para a felicidade.

Deus não nos quer escravos, infelizes, informes. Deus quer nossa realização plena e total. E o caminho é esse. Não existe outra alternativa na busca da verdadeira felicidade.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page