top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Domingo de Ramos, por P. Osmar Resende

Atualizado: 28 de mar.



Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de crônica do P. Osmar Resende, sdb, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Salete - Primavera do Leste MT, com Domingo de Ramos.


DOMINGO DE RAMOS

Osmar Resende sdb


Com o Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa.

Jesus é acolhido, aclamado ao entrar na periferia de Jerusalém. Jesus cura cegos e coxos. Logo provoca a reação dos sacerdotes, dos escribas, dos famosos fariseus de Jerusalém.

Jesus, diante desta reação negativa, proclama: “se eles se calarem, as pedras aclamarão”.

As folhas de palmeira lançadas ao chão, para servir de tapete pra Jesus, são o símbolo da Torá, do Livro da Lei, da Palavra de Deus.

Jesus não é nenhum chefe político, militar.

Isaías preconiza como o Servo Sofredor. Servo obediente até a cruz, conforme São Paulo. Se humilha, se esvazia. Faz uma verdadeira kenosis.

Sendo Deus, se humaniza para que nós nos divinizemos.

Temos vários personagens nessa história. Desde a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, depois a acolhida de Jesus por uma mulher tida como pecadora, Pilatos, Judas, Herodes, os apóstolos, os fariseus, velhos conhecidos nossos. E às vezes nos identificamos com algum deles.

Jesus, porém, levou sua missão até as últimas consequências. Amou até o fim. Incompreendido. Condenado, crucificado, amou até a morte, perdoando, fazendo o bem a todos.

Hoje em dia, temos inúmeros desafios. Como Jesus, caminhamos todos para a morte, de uma forma ou de outra. Pandemias de COVID e de dengue. Muitas pessoas aceleram o encontro com a morte.

Jesus, no final, brada aos céus: “Lama sabactani”. “Para que me abandonaste?” - é a tradução mais literal. Para que? Grande mistério.

Na missa temos a atualização do grande mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Jesus aboliu os antigos sacrifícios e os cristãos assumiram novos ritos, celebrações, que vão se adaptando de acordo com o tempo, a cultura de cada povo, sem perder o essencial.

77 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 24
Rated 5 out of 5 stars.

Artigos maravilhosos!

Like
bottom of page