O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado: Domingo da Misericórdia

DOMINGO DA MISERICÓRDIA
Osmar Resende
O Segundo domingo de Páscoa é chamado de Domingo da Misericórdia, instituído pelo Papa João Paulo II.
Enquanto o mundo proclama e exerce a violência, inclusive a guerra, Jesus proclama bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.
Jesus veio a este mundo para manifestar a bondade, o amor, a misericórdia de Deus. Veio para salvar a todos e não quer que ninguém se condene.
O Evangelho deste domingo nos mostra mais uma manifestação de Jesus, do Senhor Ressuscitado. Desta vez nos apresenta a aparição de Jesus aos dez apóstolos (Judas havia se enforcado e Tomé simplesmente estava ausente).
Eis então que os apóstolos comentam a aparição de Jesus e Tomé simplesmente desacredita. Foi necessário Jesus aparecer de novo e dirigir-se pessoalmente a Tomé e este faz sua profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”.
As demais leituras da liturgia de domingo nos falam dos primeiros cristãos que iam se convertendo, graças ao testemunho dos apóstolos, à união, à fraternidade, à solidariedade, aos milagres.
Ao longo da história, Deus manifesta sua imensa, infinita misericórdia, para com a humanidade, com as pessoas em particular.
É só estar atento e com a mente, o coração aberto para perceber, sentir e acolher esta divina misericórdia.
Jesus, apesar de nossas fragilidades, nossas infidelidades, não nos abandona. Pelo contrário nos perdoa, nos ama, nos dá contínuas chances. E o tempo pascal é uma ótima ocasião para a gente fazer esta experiência de abrir o coração para o transcendente, para o amor incomensurável de Deus.
Abramos, pois, o coração e acolhamos a misericórdia divina
Comments