top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Coragem!, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de crônica com o P. Osmar Resende, sdb, da paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR), com Coragem !


CORAGEM!

Osmar Resende SDB


Jesus acaba de realizar o milagre da multiplicação dos pães em Betsaida. Seus discípulos pegam o barco e se lançam ao mar, rumo a Cafarnaum, no Mar de Tiberíades, também chamado Mar da Galileia (cf. Mt 14,22-33)

Depois, segundo os evangelistas, Jesus se dirige até eles, caminhando sobre as águas. Uma verdadeira teofania, manifestação de Deus. Os discípulos imaginam ser um fantasma, ao que Jesus diz: “Coragem, sou eu. Não tenhais medo!”

Pedro, então, cria coragem e vai ao encontro de Jesus. Mas persiste o medo, a dúvida. E Jesus: “Por que duvidaste?”

Quando sobem no barco, a tempestade se acalma. Seus discípulos então se prostram, reconhecendo a divindade de Jesus, seus poderes extraordinários.

Ontem, como hoje o Cristianismo, a Igreja, enfrentam as tempestades próprias dos tempos. E Jesus continua a dizer, frequentemente: “Coragem, não tenhais medo!” Às vezes nos angustiamos preocupados com tantos problemas, dentro e fora da Igreja. Não podemos nos desesperar, uma vez que ele disse: “Eu estarei convosco até o fim dos tempos.”

Quando vemos tanta violência, guerras, destruição, pensamos que é o fim do mundo. Sempre houve guerras, conflitos, mas a barca de Pedro navega corajosamente.

Quando vemos tanta discórdia, dissidência, dentro da própria Igreja, fazemos uma retrospectiva da história e percebemos que sempre houve ao longo do caminho e a Igreja vai superando todos os obstáculos, na busca do Reino de Deus.

Quando, por exemplo, vemos tantos jovens transviados, mergulhados na droga, na desilusão, vemos, no entanto, o espetáculo de dois milhões de jovens em Portugal na Jornada Mundial da Juventude, vindos de todas as partes do mundo, alimentando a alegria e a esperança.

O Papa Francisco continua firme no timão do barco, em meio a ondas e tempestades, convidando a uma Igreja em saída, em alto mar, superando fronteiras. E Jesus continua a dizer a ele e a nós: “Coragem, sou eu. Não tenhais medo!”

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page