Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete, (Primavera do Leste MT), com "Coerência de Vida".
COERÊNCIA DE VIDA
Osmar Resende sdb
Jesus combatia o farisaísmo e pregava e vivia a coerência de vida. Os fariseus se preocupavam mais com a aparência. Viviam uma religião vazia, baseada em tradições, costumes, normas, etiquetas, leis, normas higiênicas que eram apresentadas como vontade, como lei de Deus.
Um grande benefício que Jesus trouxe, à sociedade, aos cristãos, seus seguidores foi a abolição na prática de uns 613 mandamentos, normas que aprisionavam os judeus, os frequentadores dos templos e das sinagogas.
Para Jesus o que importava era um coração puro, amoroso, cheio de bondade, de misericórdia a exemplo dele próprio, que passou por este mundo fazendo o bem.
É o interior da pessoa que vale, pois a pessoa pode manter uma aparência religiosa, mas por dentro, em seu interior conservar “más intenções, imoralidades, roubos, injustiças, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”. O elenco é extenso, caracterizando as múltiplas facetas das maldades.
Em nossa sociedade pode haver muito casamento de fachada, celebrações de batismo, ou de qualquer outro sacramento por mera aparência, sem a vontade de compromisso sincero.
O que importa é um encontro sincero com Deus, na pessoa de Jesus. Estes dias celebramos Santo Agostinho. Alguém que, após uma vida um tanto devassa se volta para Deus de coração sincero, numa luta permanente para manter a coerência.
Atualmente existe muita indiferença e até mesmo medo.
Outros, porém, sem um sentido para a existência, buscam nas coisas exteriores a realização, aquela felicidade transitória, passageira. Da nossa parte devemos buscar o equilíbrio entre uma vida de contemplação e ação, na vivência do amor divino e fraterno. Buscar a coerência entre fé e vida.
Comments