top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Coerência de Vida, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, da paróquia de Guarapuava (PR), com "Coerência de Vida".


COERÊNCIA DE VIDA

Osmar Resende SDB


Há algum tempo atrás Dom Luciano Mendes, ex presidente da CNBB, em processo de canonização, perguntado sobre o que ele achava mais importante na vida cristã, ele disse: A COERÊNCIA. Foi justamente o que Jesus pregava e vivia (Mt 5,17-37).

Sabemos que os mandamentos são uma receita de felicidade, que resume no amor a Deus e ao próximo. Mas nem todos sabem interpretar a Lei e os Profetas. Jesus não veio destruir a Lei, mas veio revelar o verdadeiro significado. Acredito na evolução do mundo, das espécies e também do pensamento, através do conhecimento, da reflexão, da experiência. Mas Jesus veio esclarecer, dar ênfase naquilo que é essencial, que é fundamental em nossa vida, em nossa existência.

Existe uma música religiosa muito linda, aproveitando as palavras de Jesus: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 13,34).

Em outra circunstância Jesus disse: “Ouvistes o que foi dito: ‘dente por dente, olho por olho’. Eu, porém vos digo: ‘Amai os vossos inimigos...’” (Mt 5, 38-44).

Jesus exige coerência de vida. Ou seja: não basta apenas, pregar, falar, mas devemos viver com coerência. Jesus nos diz pra cuidarmos de nossos pensamentos, de nossos sentimentos. Por exemplo, a cólera, a mágoa, o ressentimento. Isso além de prejudicar o próximo, prejudicamo-nos a nós mesmos.

O adultério acaba estragando a vida matrimonial, conjugal. Em muitos casos prejudica além do cônjuge, os filhos, que sofrem terrivelmente a traição dos pais. E o adultério nasce no interior, no coração da pessoa.

Não jurar falso, não dar falso testemunho. Mas ser coerente: sim, sim; não, não. E hoje o que mais vemos nos meios de comunicação são as falsas notícias, que mancham a honra, a dignidade das pessoas, das instituições.

Como dissemos, o essencial é o amor, o perdão, a misericórdia. Mas a humanidade não aprende. Vemos hoje o caos da guerra, da violência. Felizmente o Lula por enquanto está mantendo a neutralidade do Brasil com relação à Guerra da Ucrânia, seguindo na mesma linha do Bolsonaro. O Papa Francisco não se cansa de fazer apelos em favor da Paz. Recentemente foi ao Sudão e à República Democrática do Congo, países com sérios conflitos, em nome da paz, da convivência pacífica, da justiça, condenando a exploração daqueles povos por séculos.

Em termos de Igreja, Jesus certamente deseja uma igreja samaritana, do lava-pés, em nome da fraternidade e da justiça.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page