• Alex Fraga

Artigo - Avançar para águas mais profundas, por P. Osmar Resende

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado "Avançar para águas mais profundas".

AVANÇAR PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Osmar Resende


No Evangelho deste domingo, Jesus diz a Simão e a todos nós: “Avance para águas mais profundas” (Lc 5, 4).

Sim. Devemos avançar para águas mais profundas, para assim podermos mergulhar nos labirintos de nosso ser, de nossa pessoa. Desvendar os mistérios que assolam nosso interior. A busca do sentido da vida, da existência.

Avançar para águas mais profundas, em busca da nossa identidade pessoal, em meio às tormentas que nos afligem na vida diária.

Parar, pensar, refletir. Avançar. Jamais regredir é nosso ideal. Mas sabemos que em nossa longa viagem nos mares da vida, às vezes é preciso parar, descansar, para recuperar as forças, as energias. E essa força vem do pensamento, da reflexão, da recuperação de antigos sonhos adormecidos, estagnados. Às vezes é preciso mudar de rota diante dos icebergs, dos obstáculos que se nos apresentam, alguns submersos nas profundezas de nosso “eu”.

Mudar é preciso. Recobrar alento em nosso caminhar. Remover mágoas, ressentimentos, que ameaçam encalhar o navio de nossa vida, ou soçobrar em meio ao mar encapelado.

Projetar nosso futuro e não simplesmente deixar levar pelo destino, pela onda do momento, pelos modismos que nos fazem mergulhar na massa da população, sem rumo, sem direção.

Avançar para águas mais profundas, na busca de Deus e na convivência com os irmãos que fazem parte dessa viagem.

Avançar para águas mais profundas na busca da justiça, da fraternidade em um mundo tão ameaçado pela violência, ódio, perseguição.

Avançar para águas mais profundas, em busca da sabedoria, da arte do bem viver, do conviver pacífica e harmoniosamente.

Avançar para águas mais profundas na busca da verdadeira felicidade, da alegria de viver.

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo