Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, da paróquia de Guarapuava (PR), com "As Tentações de Jesus"
AS TENTAÇÕES DE JESUS (Mt 4,1-11)
Osmar Resende SDB
O Evangelista Mateus nos apresenta Jesus como o Filho de Deus, o Messias anunciado e esperado. Mas decepciona aqueles que esperavam um Messias glorioso, com grande poder polÃtico e militar a ponto de poder libertar o povo de Israel do poderio do Império Romano.
Apresenta-nos as três grandes tentações da humanidade a que Jesus poderia intimamente ser submetido: a riqueza, o prazer e o poder. Mas ele resiste a todas.
A riqueza, a posse dos bens, o usufruto, em detrimento do próximo, sobretudo os pobres, é uma grande tentação. E muitos se deixam levar pela ganância, em prejuÃzo dos outros. Vemos atualmente o caso das Americanas. Seus proprietários majoritários se tornaram famosos por ostentarem contas bilionárias. Mas a custo do descompromisso com fornecedores, das maquiagens contábeis, da justiça falha.
Ligada à riqueza, o mundo do prazer. Os abusos. Abuso do sexo, da comida, da bebida, da droga. O mundo do consumismo. Aliado a isso, o desperdÃcio.
E o poder? Sempre é uma grande tentação. Poder para ter mais prestÃgio, mais riqueza, mais prazer, à s vezes cometendo injustiças.
Temos o direito a um relativo conforto. E a humanidade caminha e luta para produzir e usufruir meios para uma vida mais saudável, mais feliz. Mas, às vezes caminha por caminhos tortuosos que levam justamente à infelicidade própria e de outros.
Havemos de nos desinstalar dos tronos confortáveis para ir ao encontro dos mais carentes, necessitados. É o apelo da Campanha da Fraternidade neste ano de 2023, que nos propõe a reflexão e ações de combate à fome, que assola milhões de pessoas.
Concluindo: precisamos ter nossa escala de valores. E entre eles, sem dúvida, o amor, a caridade, a justiça, a fraternidade, buscando um mundo cada vez mais humano e solidário, a exemplo de Jesus
Comments