top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - As tentações de Jesus, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, da paróquia de Guarapuava (PR), com "As Tentações de Jesus"


AS TENTAÇÕES DE JESUS (Mt 4,1-11)

Osmar Resende SDB


O Evangelista Mateus nos apresenta Jesus como o Filho de Deus, o Messias anunciado e esperado. Mas decepciona aqueles que esperavam um Messias glorioso, com grande poder político e militar a ponto de poder libertar o povo de Israel do poderio do Império Romano.

Apresenta-nos as três grandes tentações da humanidade a que Jesus poderia intimamente ser submetido: a riqueza, o prazer e o poder. Mas ele resiste a todas.

A riqueza, a posse dos bens, o usufruto, em detrimento do próximo, sobretudo os pobres, é uma grande tentação. E muitos se deixam levar pela ganância, em prejuízo dos outros. Vemos atualmente o caso das Americanas. Seus proprietários majoritários se tornaram famosos por ostentarem contas bilionárias. Mas a custo do descompromisso com fornecedores, das maquiagens contábeis, da justiça falha.

Ligada à riqueza, o mundo do prazer. Os abusos. Abuso do sexo, da comida, da bebida, da droga. O mundo do consumismo. Aliado a isso, o desperdício.

E o poder? Sempre é uma grande tentação. Poder para ter mais prestígio, mais riqueza, mais prazer, às vezes cometendo injustiças.

Temos o direito a um relativo conforto. E a humanidade caminha e luta para produzir e usufruir meios para uma vida mais saudável, mais feliz. Mas, às vezes caminha por caminhos tortuosos que levam justamente à infelicidade própria e de outros.

Havemos de nos desinstalar dos tronos confortáveis para ir ao encontro dos mais carentes, necessitados. É o apelo da Campanha da Fraternidade neste ano de 2023, que nos propõe a reflexão e ações de combate à fome, que assola milhões de pessoas.

Concluindo: precisamos ter nossa escala de valores. E entre eles, sem dúvida, o amor, a caridade, a justiça, a fraternidade, buscando um mundo cada vez mais humano e solidário, a exemplo de Jesus

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page