top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - As parábolas de Jesus, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, sdb, pároco da igreja Dom Bosco ( Guarapuava PR), com As parábolas de Jesus.


AS PARÁBOLAS DE JESUS

Osmar Resende SDB


Jesus gostava de falar em parábolas, porque é um jeito fácil de as pessoas entenderem sua mensagem.

E hoje ele nos conta três parábolas: do joio, do grão de mostarda e do fermento. Tudo isto para nos falar do Reino de Deus. E não podemos esquecer que neste final de semana celebramos Santa Maria Madalena e lembramos também o Dia Mundial dos Idosos.

Jesus compara o Reino de Deus à plantação de trigo e ao joio que atrapalha. Isto é: O Reino de Deus aqui na Terra não se encontra em estado puro. Existem luzes e sombras, não por causa de Deus, mas pela atuação do homem, do ser humano. E precisamos saber conviver com isto, viver entre o bem e o mal, dentro de nós mesmos e na sociedade em que vivemos. O bem e o mal estão aí a nosso dispor. Depende de nossas opções de vida, em nosso dia a dia. Cumpre a nós cultivarmos o trigo e combater o joio, com paciência e determinação.

E o grão de mostarda? Sim. O Reino de Deus se compara a um grãozinho de mostarda, que sendo uma semente pequenininha, cresce e pode se tornar uma das maiores hortaliças. Assim o Reino de Deus parece insignificante, mas com o tempo, com o cuidado, pode crescer, penetrar no mundo, na sociedade e produzir muitos frutos.

O fermento é outra parábola. Todos nós sabemos que o fermento provoca o crescimento da massa, que pode se tornar fofa e saudável. Dessa forma o Reino de Deus vai se expandindo pela sua própria força, fermentando, penetrando naquelas camadas mais inacessíveis de nossa sociedade e no coração das pessoas em particular.

As três parábolas falam por si só. Jesus veio manifestar o Reino de Deus entre nós. Cabe a nós acolher essa semente, navegar na calmaria e na tempestade, deixando crescer em nossos corações, em nossa mente, em nossas ações até chegar à plenitude dos tempos, à plenitude da felicidade, da redenção.

Exemplo disso é Maria de Mágdala, chamada por isso de Maria Madalena, que acolheu a mensagem de Jesus em seu coração e correu a semear no coração das pessoas, anunciando a alegre notícia da Ressurreição de Jesus e por isso mesmo é chamada hoje em dia de “Apóstola dos Apóstolos”, cuja comemoração passou de uma simples memória para uma festa litúrgica.

Não podemos esquecer o Dia Mundial dos Idosos (23 de julho). E o Papa Francisco nos convida a termos um carinho especial pelos idosos, respeito e a não descartá-los. Aproveitar sua sabedoria, sua experiência de vida, lembrando a célebre frase de Sêneca: “Lembra-te, jovem, de que serás velho”.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page