top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - As Bem Aventuranças, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com As Bem Aventuranças.


AS BEM AVENTURANÇAS

Osmar Resende SDB


Todos nós somos chamados à santidade. E a santidade é o caminho da verdadeira felicidade.

Deus nos aponta, através dos mandamentos, o caminho do bem. De um relacionamento amoroso com Deus. De uma convivência pacífica harmoniosa com nosso próximo.

É a proposta do Reino de Deus apresentada por Jesus. E dentro desta proposta global, Jesus, no Sermão da Montanha, nos apresenta as bem aventuranças evangélicas.

Quando o mundo proclama bem aventurados, felizes, aqueles que fazem sucesso a qualquer custo, mesmo passando por cima dos outros; quando propaga a prosperidade, Jesus proclama “bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. O Evangelista Mateus acrescenta o detalhe: pobres de espírito. O que significa o desprendimento, a partilha, a solidariedade. A Campanha da Fraternidade de 2023 nos apresenta como tema: “Fraternidade e Fome” e como lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Quando vemos tanta violência, em nossa cidade, em nosso país, no mundo, Jesus proclama: “Bem aventurados o que usam de mansidão. E neste sentido, nós salesianos, a exemplo de Dom Bosco nos inspiramos em São Francisco de SALES, o santo da doçura, da mansidão. Daí o nome de SALESIANOS. Agora, dia 31 de janeiro lembramos nosso pai e fundador, São João Bosco, mais conhecido por Dom Bosco.

Quando vemos tanta injustiça neste mundo, Jesus proclama: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça” e ainda: “Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça porque deles é o Reino dos Céus”.

Quando presenciamos tanto ódio, coração de pedra, Jesus proclama: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Quando o mundo incita à curtição, ao hedonismo, ao prazer pelo prazer, aos abusos sexuais, à inconsequência, Jesus proclama: “Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Quando vemos o desejo e a prática da vingança, Jesus proclama: Bem aventurados os que promovem a PAZ, porque serão chamados filhos de Deus.

E poderíamos acrescentar: quando vemos tanta apatia e até mesmo antipatia, Jesus se moveu de compaixão pelos pecadores, pelos deserdados da sorte, pelos pobres, infelizes, marginalizados.

Concluindo: Deus quer para nós uma vida saudável e feliz, nesta vida e na eternidade.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page