top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - As bem aventuraças evangélicas, por Osmar Resende


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR), P. Osmar Resende sdb, com As bem aventuranças evangélicas.


AS BEM AVENTURANÇAS EVANGÉLICAS

Osmar Resende SDB


No dia em que celebramos a Festa de Todos os Santos, a Igreja nos apresenta para nossa reflexão as Bem Aventuranças Evangélicas (Mt 5,1-12).

Os santos são justamente aqueles que viveram essas bem aventuranças e por isso foram felizes nesta vida e certamente o são na eternidade. Ademais são um convite para todos nós, uma vez que a Carta de Pedro já dizia: “vós sois santos” (1Ped 1,15).

As bem aventuranças vão na contramão do mundo, navegando contra a corrente:

Quando o mundo proclama bem aventurados, felizes os ricos, os poderosos, os que vivem no luxo e no prazer, sem se preocuparem com o próximo, Jesus proclama bem-aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus.

Quando vemos tanta insensibilidade, tanta indiferença ante o sofrimento humano, tanta falta de compaixão, Jesus proclama bem aventurados os aflitos, os que choram, porque serão consolados.

Quando os brutos, os grosseiros, os preconceituosos, aqueles que não levam desaforo pra casa são exaltados, Jesus diz: bem aventurados os que praticam a mansidão, porque possuirão a terra, isto é: o território da felicidade.

Quando vemos tantas injustiças, a busca do sucesso da fama, da riqueza a todo custo, Jesus proclama bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

E ainda, bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Quando ainda se presencia o “dente por dente, olho por olho”, a vingança, Jesus nos diz: bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Quando o mundo nos convida a desfrutar o máximo de prazer, mediante o abuso do sexo, da droga, da impureza, Jesus nos convida a viver a pureza de coração, que nos leva a ver a Deus.

Quando vemos tantas guerras entre povos, países e nações, Jesus exalta os que promovem a paz, os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Quando somos vítimas de injúria, de maledicência, de “fake news”, Jesus nos diz: alegrai-vos e exultai, porque será grande vossa recompensa no céu.

Devemos viver com os pés no chão, mas com os olhos voltados para a eternidade, em comunhão com Deus e com nossos irmãos.

No dia de Finados lembramos aqueles que já nos antecederam que nos fazem lembrar que também nós teremos o mesmo destino. E, oxalá, possamos estar entre os bem aventurados, na felicidade plena e total, mergulhados em Deus, em sua sabedoria divina.

64 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Invité
05 nov. 2023
Noté 5 étoiles sur 5.

Parabéns pelas publicações. Amém

J'aime
bottom of page