APARIÇÃO DE JESUS
Osmar Resende SDB
Domingo passado celebramos a Páscoa, a Ressurreição do Senhor. Hoje lembramos a aparição de Jesus Ressuscitado aos onze apóstolos e de um modo especial a Tomé.
A princípio Jesus aparece a dez apóstolos reunidos no cenáculo, a portas fechadas por medo dos judeus, pois temiam serem também eles condenados. Jesus de repente aparece-lhes e deseja-lhes a paz: SHALOM.
Jesus sopra sobre eles infundindo o Espírito Santo. O sopro divino lhes infunde vida nova. Antes medrosos, depois corajosos, dispostos a anunciar o Evangelho de Jesus. Jesus os convida a voltar à Galileia. Depois: Ide pelo mundo todo pregando o Evangelho a toda criatura.
Algo também muito importante é a manifestação da misericórdia de Deus, na pessoa de Jesus, que recomenda aos apóstolos perdoarem os pecados.
Estava alguém muito importante ausente: Tomé. Os apóstolos pressurosos lhe transmitem o acontecido e ele permanece incrédulo. É necessário Jesus aparecer de novo e dirigir-se diretamente a Tomé. Este, antes incrédulo, faz sua profissão de fé em Jesus: “Meu Senhor e meu Deus”.
Tomé toca as chagas das mãos de Jesus bem como do lado do coração de Jesus. Segundo João esta aparição é mais um sinal de que Jesus é o Cristo, Filho de Deus.
E nós? Qual nossa atitude? Permanecemos incrédulos?
Vários argumentos sustentam a fé, a crença na ressurreição de Jesus. Elencamos alguns aqui. Cada qual exigiria uma reflexão maior.
A transformação de Saulo
Nenhum debate na Igreja Primitiva
A fé dos mártires
Os diferentes relatos
As testemunhas oculares
Relatos históricos não cristãos
Jesus não morreu novamente
O surgimento de uma religião histórica
Comments